Rolim de Moura,

Campanha de vacinação contra raiva é realizada em cães e gatos em Castanheiras
“Foram vacinados ao todo 1.798 animais”

Publicado 23/08/2019
A A
Fotos: Assessoria

A secretaria municipal de saúde por meio do Vigilância Sanitária realizou a campanha de vacinação Antirrábica canina e felina na zona rural e urbana no município Castanheiras (RO), no período de 01 de julho a 09 de agosto. 

A vacinação foi realizada contra a raiva em toda a população canina e felina acima de 60 (sessenta) dias de vida.

De acordo com a Diretora da Vigilância Sanitária, Francineia Lira Mota, foi vacinado 80% da população canina e felina, atingindo a meta, foram vacinados ao todo 1.798 animais, incluindo a Zona Rural e Urbana do município.

A transmissão da raiva acontece de um animal contaminado para outros principalmente, através de mordida, arranhões ou contato de secreções ou excrementos. A importância da vacina contra a raiva se dá pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas com muitos animais silvestres ou aqueles que viajam muito para áreas de risco como sítios e fazendas, ou qualquer outra situação que possa deixar o animal vulnerável.

Além disso, a raiva é uma zoonose, ou seja, pode ser transmitida de animais para humanos. A raiva humana também é bastante agressiva e em quase 100% dos casos ela pode ser fatal. Manter o pet vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que convivem com ele, por isso que a participação da comunidade é importante, mantendo seus animais rigorosamente imunizados”, destaca a Francineia. 

Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa