Rolim de Moura,

CERON/ENERGISA bate recorde em reclamações no Procon/RO
Rondônia é um estado produtor de energia elétrica, no entanto tem a tarifa mais cara do Brasil

Publicado 13/09/2019
Atualizado 13/09/2019
A A

Rondônia é um estado produtor de energia elétrica, no entanto tem a tarifa mais cara do Brasil: segundo o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor PROCON.  Privatizada, a antiga Ceron agora sob o comando da empresa Energisa lidera o ranking de reclamações no estado. Como entender uma tarifa de energia tão alta em um Estado que possuí três usinas e deveria no entendimento da população ter um valor mais acessível?” A população de Rondônia não merece isso!

O número de reclamações contra a ENERGISA é assustador! Ela é a primeira da lista. O jornal Correio de Notícias de Rondônia teve acesso ao relatório das 15 empresas com o maior número de reclamações em 2019: o órgão de proteção ao consumidor em Porto Velho e cidades do interior. Ao todo, segundo a pesquisa, foram 6.794 reclamações contra empresas de diferentes segmentos no Estado, porém, as três primeiras posições mais reclamadas são ocupadas pela CERON/ENERGISA, seguida pelas operadoras de telefonia. Na sequência aparece a rede bancária. 

O levantamento foi feito pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon RO), e o nome da ENERGISA em primeiro lugar no ranking não é novidade. O resultado, mostra que a CERON/ENERGISA – concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Rondônia continua liderando o índice de reclamações, batendo o recorde de reclamações de todos os tempos. Na avaliação do consumidor, ‘é o pior índice de qualidade de serviços prestados à população já registrados pelo PROCON-RO’

– Se a conta de luz subiu, as queixas e problemas relatados pelos clientes, triplicaram. 

O jornal Correio de Notícias de Rondônia compartilha do sentimento de revolta e indignação da população rondoniense. E a maior indignação está no fato de Rondônia ser um estado produtor de energia elétrica, conta com duas usinas hidrelétricas, Jirau e Santo Antônio, que juntas produzem mais de 7.000 megawatts, suficientes para iluminar todo o estado. Além disso, contamos também com a hidrelétrica de Samuel, que produz mais de 200 megawatts, instalada no rio Jamari, além de exportar o que é produzido para outros estados. Com toda essa oferta de energia é difícil entender o motivo de pagarmos uma conta de luz tão alta.

De acordo com o conciliador, Jadson Fernandes, a ENERGISA chegou à liderança do ranking. “Como é serviço essencial, ela sempre está no ranking de reclamações. Nós recebemos, diariamente, muitas reclamações com relação a cobrança abusiva e aumento de consumo totalmente desproporcional ao que o consumidor está acostumado. Muitos buscam o Procon por esse tipo de reclamação”, disse. Além das fornecedoras de serviços básicos, o levantamento traz ainda a insatisfação do consumidor com as empresas de telefonia CLARO S.A, no segundo lugar da lista, seguida pela Oi S.A ocupando a terceira posição.

Segundo Jadson, o ranking das empresas mais reclamadas durante esse primeiro semestre não deve sofrer alterações. De acordo com o conciliador, um levantamento parcial durante os primeiros seis meses deste ano mostra que o setor de serviços básicos — que abrange as empresas ENERGISA, CLARO S.A e Oi S/A — continuarão na liderança das queixas dos consumidores de Rondônia. “Com relação ao ano passado, só tem aumentado o número. -, esse ano, as empresas de serviços básicos” continuam no ranking, seguido pelas instituições de assuntos financeiros”, adiantou Jadson.

Só a empresa ENERGISA, segundo o levantamento, de janeiro de 2019, até a data de hoje (9/9), foram registradas mais de 1.500 (Hum Mil e Quinhentas) reclamações em desfavor da Energisa. “Infelizmente, a CERON/ENERGISA – concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Rondônia – continua no topo do ranking”. As principais queixas dos consumidores se referem aos erros de leitura do consumo mensal, cobrança indevida, cobrança de taxas tarifárias, cobrança a título de (ré) ligação à revelia e multa por recuperação de consumo. Além de cobranças indevidas/abusivas, etc.

Levando em consideração que o PROCON é um órgão auxiliar do Poder Judiciário, na esfera administrativa, o relatório confirma que do dia (01.01.2019) até a data de hoje (09.09.2019), foram instaurados 21.555 processos administrativos em desfavor da ENERGISA. De acordo com o programa de proteção e defesa do consumidor PROCON, – normalmente as decisões são no sentido de advertir o fornecedor a corrigir o prejuízo ao consumidor; e se este não cumprir a determinação, o órgão pode aplicar multa e outras penalidades, com a finalidade de coibir a conduta lesiva do fornecedor e puni-lo. Porém, esse número é bastante expressivo. No entanto, demonstra que a ENERGISA insiste em infringir a legislação prejudicando e desrespeitando os consumidores.

Hoje, vários políticos estaduais estão se manifestando contra o aumento, dizendo que é um absurdo e inadmissível. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, decidiu acatar uma solicitação do presidente da Associação em Defesa dos Direitos e Garantias do Povo de Rondônia (ADORO), Jesuíno Boabaid, para realizar uma investigação e apurar as possíveis irregularidades nos medidores de energia elétrica da CERON/ENERGISA”. A pergunta é: onde estão a bancada Federal?

Procurada pelo Correio de Notícia, a ENERGISA disse a reportagem que, desde que assumiu a concessão da CERON, em novembro de 2018, o grupo está realizando investimentos em melhorias para a distribuição de energia elétrica nos 52 municípios de Rondônia. Porém nesse período, estão ocorrendo a adequações dos procedimentos em conformidade com as normas regulamentadoras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segunda ela, mais de 770 km de linhas passaram por manutenção e cerca de 4 mil ligações clandestinas foram regularizadas.

As demandas apresentadas pelo Procon e pela Central de Atendimento da concessionária estão sendo verificadas e atendidas em conformidade com o que rege a regulamentação da Aneel. É importante lembrar que, em Rondônia, atualmente há 647.568 unidades consumidoras. Considerando, que ocorreram cerca de 1.500 reclamações em oito meses, estima-se que menos de 1% dos clientes realizaram reclamações no Procon, disse a ENERGISA.

“Acontece que, desde que o Grupo ENERGISA assumiu a concessão das Centrais Elétricas de Rondônia (CERON) as cobranças abusivas nas contas de energia elétrica estão entre as principais reclamações dos consumidores. A população até tenta mudar de hábitos para economizar energia e mesmo assim, a maior grande parte da população reclama dos valores absurdos e que a alternativa de consumir menos não está surgindo efeito, aliás, nunca havia sido registrado uma avaliação tão “negativa”. No entanto, a empresa tenta justificar dizendo que é pouco as reclamações dos consumidores”. O que está por trás de tudo isso? Será que o consumidor é quem está errado e deve pagar o preço que a ENERGISA bem entende?

– Já a Operadora Claro S/A, Oi S/A CIP Eletrônica, Vivo e GVT não retornaram contato com a reportagem até a publicação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram