Rolim de Moura,

Inoculação reduz custos com fertilizantes na soja
Bactérias fixadoras de nitrogênio podem aumentar o rendimento da soja em até 16%

Publicado 24/09/2019
A A
Foto: Reprodução

A adição de bactérias fixadoras de nitrogênio nas sementes de soja resulta em economia com fertilizantes nitrogenados e ainda promove ganhos de rendimento na lavoura. A prática se torna ainda mais importante com a redução das chuvas na época de semeadura, quando diminui a atividade biológica do solo e a disponibilidade de nutrientes. Saiba mais sobre a tecnologia conhecida como inoculação e coinoculação em soja.

Pesquisadores da Embrapa identificaram bactérias que são benéficas para a cultura da soja, capazes de disponibilizar nitrogênio e promover o crescimento do sistema radicular das plantas, dando melhores condições para a absorção de água e nutrientes. “As bactérias já existem no solo. Com a inoculação nós garantimos uma maior densidade destas bactérias de interesse com uma população capaz de trazer benefícios para soja”, explica o pesquisador da Embrapa Trigo José Pereira da Silva Junior.

As bactérias de Bradyrhizobium são usadas na elaboração dos inoculantes que fazem a fixação biológica de nitrogênio. Elas captam nitrogênio do ar e transformam em compostos que a planta consegue absorver. A concentração desta simbiose pode ser vista nas raízes pela presença dos nódulos. “A inoculação permite a formação mais precoce da nodulação, consequentemente, maior disponibilidade de nitrogênio para o desenvolvimento da planta”, conta Pereira. 

Segundo o pesquisador, o inoculante pode aportar mais de 300 quilos de nitrogênio por hectare (kg de N/ha) para a soja, com um custo até 95% menor em comparação ao fertilizante nitrogenado. Em média, a ureia chega a custar 500 reais por hectare, enquanto o preço do inoculante varia de 8 a 15 reais por hectare. “A bactéria faz o trabalho do fertilizante mineral, substitui quase toda a ureia. Com a inoculação, recomenda-se aplicar apenas 30 kg de N/ha”, conclui. O ganho médio da inoculação anual da soja com bactérias Bradyrhizobium em áreas tradicionais de cultivo é de 8%.

O avanço no conhecimento dos microrganismos do solo permitiu o uso de uma segunda bactéria na soja: a Azospirillum brasilense atua no desenvolvimento radicular da planta, reduzindo perdas em situações de estresse hídrico. A soma das duas bactérias - Bradyrhizobium e Azospirillum brasilense forma o processo chamado de coinoculação, que pode resultar no incremento médio de 16% no rendimento da soja.
Cuidados no processo

Diferente do adubo mineral, o inoculante contém organismos vivos, que tem prazo de validade, pouca tolerância ao sol e podem perder o efeito quando associados a alguns fungicidas e inseticidas.

Conforme a Embrapa, a inoculação deverá ser o último processo no tratamento de sementes, pois a eficiência das bactérias expostas ao calor reduz já nas primeiras horas após o contato. A orientação é aplicar o inoculante, granulado ou líquido, direto nas sementes, no máximo, dois dias antes da semeadura, preservando essa mistura na sombra para evitar ressecamento das bactérias. Outra forma é aplicar o inoculante diretamente no sulco da semeadura, mas nesse caso há a desvantagem da necessidade de multiplicar a dose por seis, elevando o custo final. Além disso, é necessário adicionar água ao inoculante.

O pesquisador da Embrapa Soja Marco Antonio Nogueira alerta para os riscos de inocular a soja diretamente na caixa da semeadora:  “Além da bactéria não fazer a completa aderência na semente, a movimentação da máquina pode sedimentar o inoculante comprometendo os resultados”. 

A umidade do solo na semeadura também é fundamental para o sucesso da inoculação. A emergência das sementes depende da umidade e as bactérias precisam que a planta emita as raízes para começarem a agir. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram