Rolim de Moura,

SETEMBRO AMARELO; Ação canteiro de valores a vida, uma ação da Secretária de Educação em Castanheiras
“Promover a vida é prevenir o suicídio”

Publicado 26/09/2019
Atualizado 26/09/2019
A A
Fotos: Assessoria

Na manhã desta quinta-feira, dia 26, aconteceu no município de Castanheiras (RO), uma ação de prevenção ao suicídio intitulada "Ação canteiro de valores a vida", uma programação realizada através da administração municipal em parceria com a secretaria de educação e Cultura.

“Abordar o tema com a sociedade em geral e nas escolas é importante, devido aos índices de suicídio que têm crescido no Brasil e atingido as crianças, a ação foi elaborada com o intuito de tratar sobre os sentimentos relacionados ao contexto familiar, social e emocional”, destaca a Secretária Municipal de Educação, Eliana Ferrari. 

Uma programação que envolveu a secretaria de educação, professores, orientadores pedagógicos, direção e os alunos da escola Vasco da Gama, todos participaram e ouviram através da estudante de psicologia Francisca uma breve palestra sobre a prevenção ao suicídio.
A estudante de Psicologia, Francisca Massocatto, ressalta que; “as pessoas que pensam ou tentam tirar a própria vida estão passando por um grande sofrimento e a dor emocional se torna tão grande que o desejo de interrompê-la é maior do que qualquer dor física que uma tentativa de suicídio possa causar. Ainda há muito preconceito e desinformação sobre as doenças/transtornos mentais como a depressão e outros mais”.

“Sim, doença, pois muitos ainda acreditam que não se trata de uma doença. É interessante ressaltar que a depressão não é “frescura”, “falta de coragem”, “falta de Deus”, “fraqueza”, ou qualquer outra coisa. Depressão é uma doença. Como tal, precisa de tratamento adequado, assim como todos os demais transtornos. Ninguém escolhe adoecer de uma gripe, ninguém escolhe estar deprimido. Muitas vezes passamos nós mesmos por grandes sofrimentos e seguimos. Lutamos. E isso é muito bom. Então, vamos ter uma atitude de escuta e acolhimento para com o outro e uma postura de não julgamento. Dessa forma nós contribuímos para promover vida e para tornar a vida das pessoas e a nossa própria vida melhor. Promover a vida é prevenir o suicídio, explica Francisca. 

De acordo com o Prefeito, Alcides Zacarias, o objetivo das ações de prevenção ao suicídio é levar até as crianças e adolescentes e população em geral o conhecimento sobre o tema, quebrando o tabu, uma vez que, faz-se necessário falar sobre o assunto, despertar a população para a vida, pensando nisso a administração municipal trouxe para a rua o assunto para debater com a sociedade e juntos lutar pela vida. 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa