Rolim de Moura,

Ela confiou nele', diz filha de mulher estuprada e morta em balneário, durante julgamento de agente
Jovem esteve entre as testemunhas ouvidas durante a nova sessão que acusa agente penitenciário nesta quinta-feira (26), em Porto Velho.

Por G1/RO
Publicado 27/09/2019
A A
Foto: Reprodução/Facebook

A filha de Maristela Freitas Alves, de 21 anos, esteve entre as testemunhas que prestaram depoimento no plenário da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Porto Velho. Desde a manhã desta quinta-feira (26), ocorre uma nova sessão do caso que acusa o agente penitenciário William de Azevedo Teodoro, de 42 anos, pelo estupro e assassinato da mulher em setembro de 2018. "Ela confiou nele e foi com ele no carro", disse.

Em depoimento, ela detalhou o que aconteceu instantes antes da mãe, então de 36 anos, pegar carona com o agente e, horas depois, ser informada de que o corpo foi encontrado em um córrego do município.

"Estávamos eu, minha mãe, o ex-genro e a ex-cunhada da minha mãe e um amigo deles no bar. Ele (William) chegou por volta das 3h, foi apresentado pelo ex-genro a nós e se interessou pela minha mãe, mas ela aparentemente não. Chegou a oferecer cerveja e eles, depois, dançaram juntos. O estranho foi que ele insistiu muito para levar nós duas em casa. Eu disse que não iria com ele porque não o conhecia. Mas minha mãe mudou de ideia e eu não sei o porquê. Deixou minha bolsa e o celular comigo e foi com ele", contou a jovem.

Após prestar depoimento, a filha da vítima disse emocionada que; apenas que vai esperar que a Justiça seja feita.

"Eu acredito que ela confiou que ele a deixaria em casa. Além de Justiça, espero que ele se arrependa de verdade pelo que fez. Isso faria com que eu me sentisse melhor, pois até hoje pergunto o porquê de tudo isso".
No dia 9 de setembro de 2018, o corpo de Maristela Freitas Alves foi encontrado em um córrego no balneário Rio das Garças. Ela estava nua e com sinais de violência sexual. De acordo com a Polícia Militar (PM), foram achados, ainda, pedaços das roupas e manchas de sangue em um barranco.

Horas antes do corpo ser encontrado, a jovem passou a ligar para amigos da mãe preocupada com o sumiço da mulher. Porém, às 17h30 daquele dia, foi informada por dois policiais civis da morte de Maristela. "A gente não ia a balneário. Minha mãe gostava de se divertir mais em família. Éramos muito amigas", reforçou a filha da vítima. Além da jovem, Maristela deixou quatro filhos.

A filha da Maristela e outras quatro pessoas testemunharam durante a manhã e tarde de julgamento. De início, o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) informou que eram oito pessoas no total. Porém, três não foram localizadas. Cerca de 30 pessoas acompanham a sessão, que deve terminar na madrugada de sexta-feira (27).

Réu nega acusações
Em interrogatório, William de Azevedo Teodoro negou as acusações e repassou informações contrárias. Segundo ele, o ex-genro de Maristela o abordou e apresentou a família a ele. Disse ainda que, durante a dança, a vítima pediu que os dois saíssem do local.

Logo após a saída, ainda de acordo com a versão do acusado, ambos conversaram por 15 minutos dentro do carro dele e combinaram, na sequência, de seguir ao balneário. "Ela aceitou ir comigo e fomos", disse.

Conforme William, Maristela foi deixada no balneário com vida, pois ela não teria aceitado retornar com ele. Alegou também que ficou assustado ao saber da morte da mulher e de como o corpo dela foi achado. Ele responde pelo processo em liberdade.

"Ele procurou a polícia, se apresentou. Estava assustado e resolveu se apresentar à polícia. Fez todos os exames possíveis porque ele foi atrás e se manteve à disposição da Justiça durante esse tempo. Estamos trabalhando com as provas técnicas, que deram negativo", explicou  um dos advogados de William, Graciliano Ortega Sanches.

Segundo a promotora de acusação, Joice Gushy Azevedo, o agente penitenciário é julgado na nova sessão por homicídio, com as qualificadoras: motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima, asfixia e feminicídio, além de estupro.

"É um feminicídio por abuso e desprezo da condição da vítima em razão dela ser mulher. Maristela foi agredida, muito espancada para ser violada sexualmente. Após isso, ele a matou a asfixiando. Não existe nenhuma prova nos autos de que ela estava desacordada já quando ele a asfixiou", reforçou a promotora.

Anulação do 1º julgamento
William de Azevedo Teodoro havia sido condenado a 26 anos de prisão no dia 2 de maio deste ano. A defesa, então, ingressou com recurso ao TJ-RO pedindo que o julgamento fosse anulado. O pedido foi acatado pela Justiça. A alegação era de que a decisão dos jurados anteriores foi contrária às provas nos autos.


O acusado do crime foi preso temporariamente no dia 20 de setembro, após imagens de câmeras de segurança de um bar mostrarem suspeito e vítima saindo juntos do local.

Segundo as investigações, Willian de Azevedo Teodoro ofereceu carona à vítima, mas ao invés de deixá-la em casa, como havia sido combinado, ele a levou a um balneário. O agente matou a mulher diante da recusa da vítima de manter relações sexuais com ele.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Mayara Subtil/G1
Foto: TJ-RO/Divulgação

Fonte: G1/RO