Rolim de Moura,

Dia de campo de açaí acontece dia 8 de novembro em Porto Velho
Segundo dados de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil tem cerca de 200 mil hectares ocupados por açaí

Por Embrapa
Publicado 21/10/2019
A A

O açaí será tema de Dia de Campo que acontecerá dia 8 de novembro, a partir das 8h30, na Agroindústria de Polpa de Frutas da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), localizada na rodovia BR 364, km 107, sentido Porto velho a Rio Branco, linha 105, km 01, Distrito de Novo Mutum Paraná. O evento é gratuito e irá apresentar aos produtores, técnicos, estudantes e demais interessados o sistema tecnificado de produção de açaí, com foco no aumento da produtividade e profissionalização da atividade. Na ocasião, a COOPPROJIRAU fará a inauguração oficial da agroindústria de açaí, que fica na mesma área.

No evento, realizado pela Embrapa, Energia Sustentável do Brasil (ESBR) e parceiros, os participantes terão acesso a conhecimentos sobre manejo da lavoura, irrigação, beneficiamento, mercado e comercialização. Segundo o engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Davi Oliveira, há um aumento crescente de cultivos comerciais, mas ainda prevalece o tradicional extrativismo florestal do açaí. Ele destaca a publicação do sistema de produção de açaí: Cultivo do açaizeiro (Euterpe oleracea Martius) no Noroeste do Brasil,  lançado pela Embrapa em 2018 e que traz todas as práticas recomendadas para o cultivo da espécie no estado de Rondônia e região, desde a escolha da área até aspectos inerentes à comercialização. “É um material rico em informações para a consulta de profissionais e produtores rurais que desejam entrar na atividade, haja vista que a elevada demanda pela polpa do fruto configura-se em interessante oportunidade de negócios”, destaca Oliveira.

Açaí em números 

Segundo dados de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2018), o Brasil tem cerca de 200 mil hectares ocupados por açaí, e mais de 98% desta área estão localizados na Região Norte. Em termos de quantidade, a produção nacional do fruto é de aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano, considerando-se áreas plantadas e extrativismo.

Os maiores estados produtores são o Pará e o Amazonas, que juntos somam mais de 95% da produção nacional. Já Rondônia ocupa a quarta colocação e sua produção está localizada, principalmente, no nordeste do estado (vale do Rio Machado), ao norte (vale do Rio Jamari) e a oeste e noroeste do estado (vale dos rios Guaporé, Mamoré e Madeira).

Parcerias

O Dia de Campo de Açaí é uma realização da Embrapa Rondônia e (ESBR), por meio de projeto que busca promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária para toda a região do entorno da Usina Hidrelétrica Jirau e para o estado de Rondônia. Conta também com o apoio da COOPPROJIRAU, da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) e da Emater-RO.

Este evento também faz parte do Projeto Integrado para a Produção e Manejo Sustentável do Bioma Amazônia, financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por meio do projeto Tecnologias Sustentáveis para o Fortalecimento da Fruticultura na Amazônia, são realizadas diversas atividades de capacitação e sensibilização de técnicos e agricultores familiares de Rondônia e de outros estados da Região.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Embrapa