Rolim de Moura,

RO tem 124 locais de prova do Enem 2019; veja como achar o seu
Basta que o candidato acesse o cartão de confirmação disponível no site do Inep. Exame será aplicado em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

Por G1/RO
Publicado 03/11/2019
A A
Foto: Raul Zito/G1

Rondônia conta com 124 locais de prova preparados para receber os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão divididos em 24 municípios. A primeira etapa acontece no próximo domingo (3) em todo o país.

Na região rondoniense, os portões abrirão às 11h, mas a programação do exame segue o horário oficial de Brasília. Ao todo, são 58.643 inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Para encontrar o local de prova, o candidato precisa acessar o cartão de confirmação disponível no site do Inep ou pelo aplicativo oficial do exame.

Também consta no documento informações sobre os horários do exame, o número de inscrição do candidato, a opção de língua estrangeira e se há necessidade de atendimento especializado.

Com objetivo de acessar o cartão, o candidato precisa ter em mãos o número do seu CPF e a senha de acesso no site, que é utilizada no momento da inscrição. É importante também que o candidato leve uma cópia do documento no dia da prova, pois evita confusões sobre o local do exame.

Dados do Enem no estado
Conforme o Inep, entre os inscritos em Rondônia, boa parte é de por mulheres, com 35.746 contra 22.897 homens. As pessoas que se declararam pardas também são maioria: há 35.191 inscritos.

Os candidatos que se apresentam como brancos somam 13.719. Negros e indígenas há 6.457 e 524, respectivamente.

Sobre quantitativo de inscritos por município, a capital Porto Velho concentra o maior número: são 25.449 pessoas que farão a prova na cidade. A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) informou que o transporte coletivo funcionará com frota normal de meio de semana para atender os candidatos.

Em seguida vem Ji-Paraná (4.851), Cacoal (4.219), Ariquemes (3.755), Vilhena (3.025), Rolim de Moura (2.745) e Guajará-Mirim (2.577).

Estrutura da prova
O exame ocorrerá em dois domingos em todo o país: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:

linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
duração: 5h30
No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
duração: 5h
Data dos resultados
Gabarito oficial: 13 de novembro
Resultados individuais: janeiro de 2020

Acesse: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Fonte: G1/RO