Rolim de Moura,

Geral
O que fazer quando seu cachorro destrói objetos e come tudo?
É importante ficar de olho: o hábito pode colocar a saúde do pet em risco

Por ZILÁ MOTTA
Publicado 07/11/2019
A A
Foto: Divulgação

Espertos, brincalhões e comilões, vários cachorrinhos por aí se encaixam perfeitamente nessa descrição. Mas o problema é que muitas vezes a curiosidade deles incluem “refeições” peculiares, como panos, sapatos, plásticos e alguns outros objetos – por vezes, extremamente perigosos.

De acordo com a médica veterinária Jaqueline Sousa, cachorros que comem de tudo são conhecidos como “aspiradores de pó” e demandam uma atenção especial do dono. Alguns tutores acham que os pets estão só brincando e não vão engolir os objetos.

“Além de pensarem que é só uma brincadeira, alguns tutores imaginam que o animal consegue eliminar tudo de errado que foi comido, mas não é bem assim. O estômago tem ‘curvinhas’ e ali podem ficar armazenadas todas as bobagens ingeridas, como cotonete e borracha”, conta.

A especialista afirma que aquele acúmulo de coisas ingeridas começa a se transformar em uma massa – um grande problema que, se avançar para um caso crônico, o animal pode adoecer e apresentar sintomas como vômitos e falta de apetite. “Diferente dos casos agudos que são percebidos na hora pelo tutor, os crônicos são resolvidos apenas com métodos cirúrgicos, como a endoscopia”, alerta Sousa.

E a técnica em enfermagem Luciene Santos entende bem sobre cachorrinhos que comem de tudo, ela tem um shit-szu chamado Rolly. De acordo com a profissional, o animal devora tudo o que vê pela frente – o bichinho já destruiu até mesmo a própria cama. “Ele já comeu meus travesseiros, almofadas e adora destruir o lixo. Depois acaba vomitando tudo”, conta.

Para Jaqueline, a dica é buscar por educadores no mercado como “xixi pode ou não pode” ou adestrar o animal. Mas é importante que o tutor fique de olho no que o bichinho anda aprontando. Ela alerta ainda que o dono jamais deve tentar tirar o objeto que o cachorro comeu por conta própria.

“Nunca tente puxar quando aquele objeto estiver para sair das fezes do animal, pois ele pode estar grudado na parede do intestino do cachorro. Essa prática pode causar sérios danos ao bichinho. O melhor caminho é sempre levar ao veterinário”, aconselha.

Fonte: Metrópoles

Fique de Olho   Saúde   cachorro   Habito   Veterinaria  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.