Rolim de Moura,

UNIR realizou Seminário dos povos afro brasileiros em Rolim de Moura
O Seminário também foca na conscientização do combate ao racismo e preconceito.

Publicado 09/11/2019
Atualizado 09/11/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

Sob a coordenação da professora Graça Mello e do professor Everaldo Lins, que já viajou pelo continente africano realizando pesquisas e estudos sobre a influência da cultura negra no Brasil, o campus da Unir de Rolim de Moura, realizou, dias 7 e 8, o I Seminário dos povos afro brasileiros, que marca o Mês da Consciência Negra.
    Segundo o professor Everaldo, os negros chegaram ao Brasil no século 16, capturados em vários pontos do continente africano, para servirem como escravos no Brasil, último país do mundo a abolir a escravidão. Segundo o professor Everaldo, a  história da África é a história do mundo, já que foi no continente africano que surgiu o ser humano. A identidade cultural do povo brasileiro, segundo o professor Everaldo, é baseada na cultura africana, indígena e européia, através daquilo que deixaram aqui os colonizadores. Ele observa alguns detalhes interessantes da cultura africana,  como o ditado “ a medicina da boca é calar”, que  pode ser entendida como a capacidade de entender o próximo, ouvir mais e falar menos. 
    Everaldo destaca também a palavra Ubuntu, do dialeto Zulu, que pode ser traduzido como solidariedade e estende o conceito da convivência humana. Além de palestras e exposição de artefatos que representam a cultura afro, muitos trazidos do continente africano pelo próprio professor Everaldo, o Seminário também foca na conscientização do combate ao racismo e preconceito em todas as suas manifestações.  Para  20 de novembro, dia nacional da Consciência Negra, a UNIR prepara uma série de atividades, sempre visando a integração das comunidades no sentido de compreender e acima de tudo aprender com as tradições afro e sua importância na formação da cultura brasileira.

 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias