Rolim de Moura,

Rondônia deflagra Operação Hórus na Faixa de Fronteira por tempo indeterminado
Participa da Operação Hórus, o Batalhão de Fronteira e Divisas – Bpfron da Policia Militar, a Policia Civil e a Gerência de Estratégia e Inteligência (GEI)

Publicado 09/11/2019
A A
Fotos: Capitão PM Melo

O estado de Rondônia, localizado na Amazônia Ocidental, é uma das onze Unidades Federativas que fazem parte da faixa de fronteira nacional, com aproximadamente 1.342 km de fronteira com a Bolívia, banhado pelos rios Guaporé, Mamoré e Abunã. Possui densa floresta tropical que facilita o tráfico de drogas, o contrabando de armas, o descaminho, o roubo de cargas e de veículos, que dificulta a ação fiscalizadora do Estado. Para combater a criminalidade, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, através da Gerência de Integração de Segurança e Fronteira da Sesdec, deflagrou a Operação Hórus.

Rondônia é composta por 52 municípios, dos quais 27 estão localizados dentro dos 150 Km da faixa de fronteira com a Bolívia. Destes 27 municípios, nove estão localizados na linha de fronteira, dentre eles a capital do Estado; representada pelos Distritos localizados na região denominada Ponta do Abunã (Distritos de Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia), bem como, os Distritos de Nova Mutum-Paraná, Jaci-Paraná e União Bandeirantes.

Para proteger a Faixa de Fronteira, o secretário da Sesdec, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, pediu ajuda orçamentária do Governo Federal para custear o pagamento de diárias dos policiais que estão atuando no combate aos crimes fronteiriços. “Estamos sempre buscando soluções para resolver os problemas referentes à segurança pública. Um dos caminhos encontrados agora foi pedir apoio ao Governo Federal. A Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (Seopi) prontamente nos atendeu,” afirmou Pachá.

Participa da Operação Hórus, o Batalhão de Fronteira e Divisas (BPfron) da Policia Militar, a Policia Civil e a Gerência de Estratégia e Inteligência (GEI).

A primeira etapa da operação foi concluída, começou dia 12 e terminou dia 31 de outubro. A nova fase da Operação Hórus deve acontecer em total sigilo para não comprometer o plano estratégico da Segurança Pública do Estado de Rondônia, igual aconteceu na primeira fase da operação, que faz parte do Programa do Governo Federal Vigia, cuja finalidade é reforçar o combate à criminalidade na Faixa de Fronteira.

As principais ações são: o combate à travessia de veículo, produtos de roubos/furtos no Estado que são levados para o país vizinho. Além da fiscalização no combate ao crime de contrabando e descaminho.

“A policia militar, através do BPfron, Batalhão recém criado, iniciou suas ações já com a política de redução da criminalidade do Estado, e em pouco tempo já mostramos resultados. A finalidade é manter constantemente o patrulhamento em toda a extensão de fronteira, buscando ações de inteligência e combate aos crimes que elevam os prejuízos à sociedade Rondoniense”, explicou o comandante do BPfron, capitão PM Melo.

Em apenas 20 dias de operação, foram patrulhadas mais de 400 km de fronteira, apreendidas 12 armas de fogo, um caminhão toreiro, 9 mil carteiras de cigarros, mais de 4 mil isqueiros, três veículos apreendidos, 41 pessoas presas em flagrante delito, 6 foragidos da justiça, 50 mil reais apreendidos em espécie e vários objetos proveniente da Bolívia, sem declaração perante a receita Federal, que somados chegam a cifra de 300 mil reais.