Rolim de Moura,

Mais de 30 casos de tuberculose são confirmados este ano em Ji-Paraná
Levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019. Médica lembra que a vacina BCG, oferecida pelo SUS aos recém-nascidos, previne a tuberculose.

Por G1/RO
Publicado 13/11/2019
A A
Foto: Pixabay

A Prefeitura de Ji-Paraná (RO), no Vale do Jamari, confirmou 34 casos de tuberculose este ano na cidade. O levantamento corresponde ao período de janeiro a outubro de 2019.

Somente este ano, o Centro Especializado em Patologias Tropicais Padre Adolfo Rohl, realizou 262 atendimentos a esses pacientes com tuberculose. Nenhuma morte foi registrada.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que está intensificando a divulgação sobre os sinais e sintomas da tuberculose em alusão ao dia Nacional de Combate a doença, que acontece no próximo domingo (17).

A recomendação é prestar atenção nos sintomas para procurar tratamento o mais rápido possível. O sintoma mais comum é a tosse, que geralmente dura mais de três semanas. Outros são:


Febre
Dor torácica
Falta de ar
Sudorese
Emagrecimento
Cansaço e fadiga
A médica Aline Ferraz explica que a tuberculose é uma doença infecciosa, transmitida pelo contato com saliva, fala, espirro ou tosse.

“Uma boa nutrição é muito importante porque nosso sistema imunológico é que combate a maior parte das doenças. E também, ao nascer, é oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina BCG, então isso também é muito importante”, comenta a médica.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO