Rolim de Moura,

Cultivo do cacau no sistema agroflorestal é aposta entre produtores de Rondônia
Estado é o segundo maior produtor de cacau na Região Norte e o terceiro do Brasil. Sistema de produção busca unir a rentabilidade e a proteção do meio ambiente.

Por G1/RO
Publicado 01/12/2019
A A
Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O cultivo do cacau através do sistema agroflorestal é uma das apostas dos agricultores de Cacaulândia (RO) para gerar rentabilidade nas propriedades e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente.

No município, que tem cerca de 200 propriedades com plantio de cacau, mora a família do produtor rural Edir Alquieri, donos de uma plantação de oito hectares que preserva as árvores nativas da floresta Amazônica.

A lavoura tem quase 40 anos. Formada junto da floresta nativa, é um exemplo de sucesso do sistema agroflorestal. Mesmo fora da época de colheita é possível encontrar o fruto temporão.

"Vamos zelar um pé de cacau, que além de ser uma árvore que está preservando a natureza, ela está produzindo riqueza, alimento. Um pé de cacau com 39 anos tem uma produção muito boa", comenta o produtor Edir.


Os frutos bonitos mesmo fora da safra tem uma explicação. O técnico da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) de Ariquemes, Cacildo Viana, explica por que o sombreamento é importante para essa planta.

"A lavoura precisa de um sombreamento que dá conforto térmico a ela, para que ela não tenha ataque ou excesso de pragas, e que ela não sofra com esse sol de 38°C, 40°C", conta.

A lavoura antiga também precisa de cuidados na poda e com as novas mudas, feitas com brotos das plantas antigas. As pesquisas indicam que o processo de enxertia é o mais indicado para a renovação cacaueira em Rondônia, segundo o superintendente da Ceplac, João Batista Moreira.


"Nós fazemos a enxertia nele e transforma ele em um cacau clonal que vai aumentar a produtividade da lavoura. Isso vai fazer com que o enraizamento desse pé antigo seja aproveitado e a lavoura se desenvolva em um tempo menor e com uma produtividade mais rápida".

Segundo dados da Secretaria de Agricultura de Rondônia, hoje o estado tem mais de 3,5 milhões de pés de cacau clonal plantados, chegando a uma produção anual de mais de 7 mil toneladas, fazendo do estado o segundo maior produtor de cacau da Região Norte e o terceiro do Brasil. Com o incentivo à agricultura familiar, a meta é aumentar a produção.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1/RO