Rolim de Moura,

DEZEMBRO VERMELHO: SEMUSA promove campanha de prevenção de IST em Rolim de Moura
A única maneira de prevenção é o uso de preservativos, tanto masculino quanto feminino

Publicado 04/12/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

A Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura está anunciando as atividades do Dezembro Vermelho, que acontece em todo o Brasil e pretende oferecer teste gratuito para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis, as chamadas IST. Segundo a enfermeira Valéria Gottardo o teste rápido nas unidades de saúde pode mostrar doenças como gonorréia, sífilis, clamídia e diversos tipos de hepatites, além do próprio HIV. As moléstias são transmitidas no ato sexual e originadas em vírus, bactérias e protozoários.
    Valéria informou que no Brasil existem 37 milhões de portadores do vírus HIV, mas que conseguem viver praticamente dentro de cotidiano normal, desde que sigam adequadamente os tratamentos oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde. Em Rondônia foram confirmados 665 casos de HIV em 2019, número menor do que o verificado em 2018, mas ainda elevadíssimo se considerado o índice populacional.
    A enfermeira destaca que a única maneira de prevenção é o uso de preservativos, tanto masculino quanto feminino, mas existe um certo “descaso” da população quanto a isso. “Apesar de todos saberem do método preventino, apenas 40% faz uso”, lamenta ela. O teste rápido consiste em coleta de sangue e o resultado é fornecido na hora. Para verificar se está saudável e livre de IST, a população deve procurar qualquer unidade de saúde no município, em horários de funcionamento, não só nesse mês de dezembro, mas a qualquer tempo.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rolim Notícias