Rolim de Moura,

Começa na quinta, 5, júri de acusado de matar caminhoneiro a pedrada em Vilhena
Sessão foi marcada no mês passado. Willians M. D. responde em liberdade desde fevereiro.

Publicado 04/12/2019
A A
Foto: PRF/Divulgação

O julgamento de Willians M. D.s está prevista para começar às 9h de quinta-feira (5), no Fórum Leal Fagundes, em Vilhena (RO), região do Cone Sul. Ele é o principal acusado de matar um motorista de 70 anos a pedrada durante a última greve dos caminhoneiros, que ocorreu em maio de 2018. A sessão foi marcada no mês passado.

Willians, que responde pelo crime em liberdade, enfrentará o banco dos réus sob acusação de homicídio qualificado, já que o recurso usado impossibilitou a defesa da vítima.

A apuração da Polícia Civil concluiu que Willians teria assumido o risco de matar José Batistela, quando arremessou uma pedra de dois quilos no para-brisa do caminhão da vítima, no Km 9 da BR-364.

O Ministério Público não indicou testemunhas à sessão de quinta-feira. Em contrapartida, a defesa deve apresentar quatro testemunhas. O advogado de Willians, José Francisco, negou novamente que seu cliente tenha praticado homicídio doloso. Disse ainda que o réu não tinha intenção de matar o idoso de 70 anos.

Pedra arremessada contra caminhão de José Batistela  — Foto: PRF/Divulgação

Pedra arremessada contra caminhão de José Batistela — Foto: PRF/Divulgação

Liberdade

Em fevereiro deste ano, Willians conseguiu uma autorização do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para responder a acusação de homicídio em liberdade.

A decisão de soltar Willians partiu do ministro Jorge Mussi, do STJ. Na época, o relatou destacou na decisão que não há empecilhos para que o acusado responda o processo fora do presídio, mas determinou que o réu usasse tornozeleira eletrônica como forma de medida cautelar.

Homicídio na greve dos caminhoneiros

O caminhoneiro José Batistela, de 70 anos, foi morto no dia 30 de maio, próximo a um ponto de manifestação na BR-364, com uma pedrada na cabeça. O caminhoneiro carregava madeira e, quando decidiu seguir viagem, foi atingido na cabeça por uma pedra.

Segundo a Polícia Civil, a pedra foi arremessada de baixo para cima por Willians. Ele se entregou no dia 7 de junho e confessou o ataque, mas disse não ter intenção de matar o caminhoneiro.

Conforme as investigações, Willians também é caminhoneiro e estava insatisfeito com o fim da greve da categoria. Após a prisão, a defesa fez vários pedidos de liberdade à Justiça, mas todos foram negados.

O Ministério Público de Rondônia (MP-RO) afirma que o réu precisa responder por homicídio doloso, pois a vítima foi surpreendida com a pedra. No ano passado, a defesa de Willians pediu a desclassificação do crime de homicídio doloso para homicídio culposo – quando não há a intenção de matar – e ainda requereu a exclusão da qualificadora.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO