Rolim de Moura,

Rondônia será beneficiado com projeto de sustentabilidade
A iniciativa tem como foco as cadeias produtivas da carne, soja e madeira.

Por MAPA
Publicado 10/12/2019
A A
Foto: Divulgação

Rondônia é um dos cinco estados que serão beneficiados com o projeto Inovação nas Cadeias Produtivas da Agropecuária para a Conservação Florestal na Amazônia Legal, lançado nesta segunda-feira (9) pela ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento). O objetivo é levar inovação para as cadeias produtivas da carne, soja e madeira para que aumentem a produtividade e valor dos produtos alinhados com o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da floresta amazônica. Além de Rondônia, também serão beneficiados os estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Tocantins. O projeto será implantado de 2020 a 2024.

As ações buscam criar ferramentas para acompanhar a situação socioambiental dessas cadeias produtivas, gerar agregação de valor aos produtos das setores com bons índices de sustentabilidade e fornecer assistência técnica e gerencial para os produtores com baixos índices de sustentabilidade, segundo o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Pedro Alves Corrêa Neto.

A iniciativa integra o portfólio de cooperação entre Brasil e Alemanha. O governo alemão, por meio do banco de desenvolvimento do país (KfW), doará 25,5 milhões de euros e o Ministério aplicará 12 milhões de euros. O Mapa gerenciará e monitorará o projeto, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) atuará como agente financeiro e o KfW será a agência financiadora.

As ações serão executadas por meio de organizações públicas em cooperação com produtores rurais, setor privado e sociedade civil. De acordo com o secretário-adjunto, alguns dos benefícios do projeto são alinhamento da produção com acordos internacionais, rastreabilidade das cadeias produtivas, abertura a novos mercados (internos e externos) e desenvolvimento de iniciativas inovadoras.

A ministra destacou que o projeto permitirá o acesso dos produtores à tecnologia e melhores práticas de produção, principalmente entre os pecuaristas, incluindo-os no sistema produtivo sustentável. “Não queremos excluir ninguém. Vamos trazer pessoas para que produzam melhor, gerem renda, qualidade de vida e estejam integrados na pecuária sustentável, na madeira sustentável”, disse.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MAPA