Rolim de Moura,
31°C

Política
Desafeto dos Bolsonaro, Joice Hasselmann é a nova líder do PSL
Deputada foi escolhida líder com o apoio de todos os 22 deputados que votaram para estabelecer um novo líder no lugar de Eduardo Bolsonaro

Por GUILHERME WALTENBERG
Publicado 11/12/2019
A A
Foto: IGO ESTRELA

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) é a nova líder do PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro. Ela assume o lugar que era ocupado justamente pelo filho do mandatário da República, Eduardo Bolsonaro. No processo de desligamento da família da sigla pela qual eles foram eleitos, Joice e Eduardo protagonizaram uma série de polêmicas.

De acordo com documento protocolado pelo partido na secretaria-geral da mesa da Câmara dos Deputados, a parlamentar recebeu todos os 22 votos contabilizados dos deputados do partido.

Dessa forma, com o afastamento do grupo fiel ao presidente Jair Bolsonaro das instâncias internas do partido, afilhados do presidente perderam a capacidade de articulação interna para a escolha de quadros na legenda.

O documento foi protocolado na manhã desta quarta-feira na Câmara e já é oficial.

Maia aceita

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), recebeu na terça-feira (10/12/2019) o ofício relativo às suspensões dos 14 parlamentares do PSL, decididas pela Executiva Nacional do partido.

Foram alvo de punição o deputado e agora ex-líder da sigla Eduardo Bolsonaro (12 meses); Bibo Nunes (12 meses); Alê Silva (12 meses); Bia Kicis (seis meses); Carla Zambelli (seis meses); Carlos Jordy (sete meses); Daniel Silveira (12 meses); e General Girão (três meses).

Outros parlamentares que também foram suspensos: Filipe Barros (seis meses); Junio Amaral (três meses); Luiz Philippe de Orleans e Bragança (três meses); Márcio Labre (seis meses); Sanderson (10 meses); e Major Vitor Hugo (sete meses). Foram advertidos os deputados Aline Sleutjes, Chris Tonietto, Helio Lopes e Coronel Armando.

Após o presidente da Câmara aceitar os documentos, o caminho ficou aberto para a escolha da nova liderança, consolidada nesta quarta.

Briga com os Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP), filho “03” do presidente da República, chegou a dizer, no fim de novembro, que estava “tranquilo” com o futuro dele na sigla. Ele garantiu que um possível afastamento não vai afetar em nada sua atividade parlamentar.

Ao Metrópoles, Eduardo também não perdeu a oportunidade de cutucar Joice Hasselmann (PSL-SP). “Joice é a pior deles [parlamentares bivaristas do PSL]. Ela fez aquilo [entrou com uma representação no conselho de ética contra ele] só porque eu subi a hashtag ‘Deixem de seguir a Pepa’. Só por isso”, disse.

Pepa se refere a um personagem de desenho animado representado por uma porca. No auge das confusões no partido que elegeu Bolsonaro, aliados do presidente se referiram à hoje líder pelo nome do personagem.

Fonte: Metrópoles

Líder Partidária   Eduardo Bolsonaro   Jair Bolsonaro   Joice Hasselmann   PRESIDENTE   Câmara   PSL  

Mais em Política

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.