Rolim de Moura,

Rolim de Moura: Escola Priscila adere ao modelo Cívico-Militar
Audiência pública para tratar da implantação do modelo administrativo intitulado “cívico-militar”.

Publicado 12/12/2019
Atualizado 12/12/2019
A A
Fotos: Assessoria/10º Batalhão

Realizou-se na noite dessa quarta feira,12, na Escola Priscila Chagas, no bairro Cidade Alta, em Rolim de Moura, a primeira Audiência pública para tratar da implantação do modelo administrativo intitulado “cívico-militar”.

O evento realizou-se no pavilhão central da escola e contou com a presença de cerca de 200 pais e mães de família, convidados pela direção da escola Priscila Chagas, localizada no bairro mais populoso da cidade e que acumula grandes incidências e ocorrências policiais, ocasionando no ambiente escolar uma alta evasão de alunos, ocorrendo também casos de uso de drogas no entorno do prédio, violência entre alunos e até mesmo sexo explícito em algumas áreas internas, formando um ambiente promíscuo a despeito de que a Escola  caminha por outras vias, a da educação e disciplina.

Presentes à audiência, o vice governador José Atilio Salazar Martins, o vice prefeito de Rolim de Moura, Fabrício Mello, juntamente com o comandante do 10º Batalhão, Major Thiago Campos, a Coordenadora de Ensino da Seduc, Judite de Almeida e o diretor Alzeniro de Jesus Ferreira, foi dado início as explanações pelo Cap. Wesley, de Ariquemes,  que através de vídeo mostrou as dependências da atual escola cívico-militar Tiradentes, daquela cidade e que foi totalmente transformada na gestão dele frente à mesma.

"Participei da implantação da Escola Tiradentes III, em Ariquemes quando então, com a denominação anterior de Chico mendes era problemática, apresentando quadro de drogas pesadas, estupros de alunos, disputa de facções e violência escolar. Em menos de um ano, limpamos a escola, reformamos e os alunos adquiriram um novo foco e concentração nos estudos, aumentando o IDH( Índice de Desenvolvimento Humano) de menos de 2.0 para 4.1).  Hoje o tráfico no entorno da escola é zero, diminuíram as ocorrência de furto e roubo no bairro onde ela está localizada e o ambiente escolar superou a expectativa”, disse o major Wesley. Também explicou que toda parte documental da escola foi reformulada com registros no MEC e Conselho Estadual de Educação.

O QUE É ESCOLA NO FORMATO CÍVICO-MILITAR:

O Major Wesley explicou que ao contrário do que se propaga, a escola cívico-militar pretende tão somente o rigor da disciplina, a obediência ao quadro diretor, professores e funcionários da educação, assim como a devida uniformização nas vestes, modelo de corte de cabelo e a democratização do espaço escolar, com a participação efetiva de pais e mães de alunos.

Já o vice governador, principal incentivador da medida nas escolas públicas de Rondônia, disse que já existem 07 escolas neste formato no estado e que recentemente Alta Floresta também já definiu sua unidade e que em Rolim de Moura poderão surgir duas escolas militarizadas. Ele enumerou as vantagens como segurança aos alunos, modelo de administração baseado no civismo, com ordem e disciplina. Zé Jodan como é popularmente conhecido, disse também que o governador Marcos Rocha pretende levar as escolas no modelo militar a todo Estado, seguindo uma tendência nacional, sob a perspectiva do governo Bolsonaro.

“O Policial militar é monitor da sala de aula para fora; As aulas são ministradas pelos professores normalmente e a direção exercida pelos servidores da Seduc. A PM vem para a escola para ajudar, para somar”, finalizou o vice governador que ao final da audiência realizou a consulta à população presente, tendo a maioria se manifestado favorável a implantação da escola cívico-militar naquela unidade de ensino.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Assessoria/10º Batalhão
Fotos: Assessoria/10º Batalhão
Fotos: Assessoria/10º Batalhão
Fotos: Assessoria/10º Batalhão