Rolim de Moura,

Alunos do SESI Vilhena apresentam projeto à parlamentares

Publicado 12/12/2019
A A
Foto: Assessoria

Cidades Inteligentes “City Shaper” é o tema deste ano do projeto de pesquisa trabalhado pelas equipes de Robótica. O objetivo é que os estudantes, de forma criativa e planejada, criem e desenvolvam soluções, através da robótica, no caso do projeto da equipe ELEV3ER, da escola SESI de Vilhena, voltado à inclusão e melhoria da qualidade de vida, visando cidades acessíveis para autistas.

Aberto ao público, a apresentação do projeto aconteceu nesta terça-feira, 10, auditório da prefeitura de Vilhena, onde além dos parlamentares, contou com a presença dos pais, colegas, professores, coordenadores, gerência e comunidade em geral, que ali estiveram para apoiar a iniciativa do grupo formado pelos estudantes, Lívia Damião Vieira, Daniela Leite Nascimento, Natália Krissyan Gonçalves Fabre, Alice Gimenes Bagano, Artur da Silva Bilhalva e Joseph Valadão Fantin.

Os alunos iniciaram a apresentação explicando o que é a Robótica SESI e em que ela auxilia. Em seguida abordaram o projeto que consiste em implantação de orientação para autista na praça Nossa Senhora Aparecida, a principal de Vilhena, utilizando faixas coloridas no chão para facilitar a locomoção nos locais da praça, assim como um aplicativo com leitor de QR Code para orientações visuais possibilitando treinar a crianças em casa antes do acesso ao local sendo uma necessidade estrema das pessoas que possuem o TEA (Transtorno do Espetro Autista). O projeto vai proporcionar autonomia e qualidade de vida para essas pessoas ao saírem de casa. Após a apresentação os alunos foram aplaudidos de pé por toda a câmara confirmando a viabilidade do projeto.

Os alunos precisam disseminar o projeto e essa atividade assim como pede as regras da FLL com apoio da escola e seu corpo docente. Através da apresentação da ideia visamos aumentar o apoio e engajamento da população e gestão da nossa cidade para que o projeto seja executado contamos com esse apoio para subsidiar os custos envolvidos nos projetos e para tanto é necessárias parcerias para conclusão.

O vice-presidente de Assuntos Legislativos da FIERO e secretário de Indústria e Comércio de Vilhena, Marcondes Cerrutti, que acompanha de perto e tem participado ativamente das ações da escola SESI de Vilhena, elogiou a iniciativa da equipe ELEV3ER, ao idealizar um projeto voltado à melhoria da qualidade de vida e de acessibilidade às pessoas com autismo através da tecnologia inovadora da robótica.

A robótica é didática, é ensino, é criação, é colocar em prática o que está na mente, é testar, aprender, errar e acertar, é trabalho em equipe, é ideia, respeito dedicação e ajudar. Afirma a professora Lorines Cezne. “O mais importante é guardar os verdadeiros valores de alguém que pode mudar o futuro. A robótica é grande aliada para que isso ocorra e assim nossos alunos estão pesquisando, aprendendo e entendendo que cidades inteligentes começam com pessoas inteligentes”, disse.

De acordo com a coordenadora de Educação, Aline L. Souza, o SESI conta com alunos bem preparados e engajados em prol de um mundo melhor. “É motivo de orgulho assistir a uma apresentação dos nossos alunos defendendo uma ideia de melhoria para nossa cidade e inclusão. Agradeço às famílias e professores que estão sempre juntos nesta caminhada motivando e apoiando os alunos”, falou

No ponto de vista do gerente de unidade SESI de Vilhena, Silvio Henrique Leite, com auxílio da robótica e o tema proposto, os alunos identificaram que, as Cidades Inteligentes são uma escolha para se ter qualidade de vida. A cidade inteligente não é mais uma simples opção, mas uma escolha indispensável para otimizar a utilização dos recursos naturais e o consumo de energia, reduzir ao máximo a produção de poluentes, proporcionar aos cidadãos eficientes serviços tecnológicos, de mobilidade e para auxiliar no dia a dia assim como a inclusão de pessoas autistas.

Leite ressalta que os alunos conseguiram integrar essa necessidade através de muitas pesquisas e apresentando a solução para um problema real. “Agradecemos ao apoio de todos os envolvidos assim como a abertura da apresentação da ideia do projeto pelos vereadores e demais integrantes da gestão de Vilhena em benefício de nossa sociedade”, finalizou.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa