Rolim de Moura,

PIB dos municípios rondoniense em 2017 foi divulgado na sexta-feira (13)

Foto: Divulgação

As informações do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios rondonienses sob a ótica da produção e renda foram divulgadas na sexta-feira (13), pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).  O projeto “Produto Interno Bruto dos Municípios”, desenvolvido também em parceria com órgãos estatísticos e secretarias do Estado, além da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), é realizado desde o ano de 2000 e está disponível nos portais do Observatório e do IBGE.

De acordo com a publicação, entre os cem maiores PIB’s dos municípios da região Norte, excluindo-se as capitais, 16 municípios de Rondônia sobressaíram-se. São eles: Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim, Ouro Preto do Oeste, Buritis, São Miguel do Guaporé, Machadinho D’Oeste, Espigão D’Oeste, Candeias do Jamari, Alta Floresta D’Oeste e Nova Mamoré.

Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste aparecem como as principais economias dentre os municípios e, juntos, foram responsáveis pela geração de mais de 73% das riquezas produzidas no Estado. A principal atividade desses municípios em 2017 foi concentrada no setor serviços nos seguimentos de comércio varejista e imobiliário e como segunda atividade, administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, com exceção de Porto Velho que apontou a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação.

A participação das atividades em relação ao valor adicionado (VA) bruto do Estado de Rondônia mostrou agropecuária com 14,96%, indústria com 20,85%, principal seguimento: eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação. Serviços com 64,18% tiveram como principais atividades o comércio varejista e setor imobiliário. De acordo com o documento, embora a Administração Pública represente 27,4 % dos serviços, mais de 50% dos municípios continuaram dependentes da administração pública, sendo responsável por mais de 35% de suas economias.

O município de Pimenteiras do Oeste apresentou, em 2017, o maior PIB per capita do Estado (R$41.089,77) com baixa densidade demográfica e uma expressiva economia voltada para atividades agropecuárias nas lavouras temporárias, com o cultivo da soja, cereais para grãos (arroz e milho), pecuária com criação de bovinos e na silvicultura e exploração florestal e pesca; e no outro extremo o município de Costa Marques (R$ 12.413,35), com o menor, onde a maior atividade foi serviços com 66,9% de participação e mostrou uma maior dependência da administração pública de aproximadamente 47,2% do total de sua economia.

As informações completas sobre o PIB rondoniense 2017 podem ser acessadas por meio do link: https://www.ibge.gov.br/;  http://www.odr.ro.gov.br/.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram