Rolim de Moura,

Palestras amigas e amigos do peito; sobre como se prevenir contra o câncer de mama em Rolim de Moura
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença.

Publicado 20/12/2019
Atualizado 20/12/2019
A A
Fotos: Rolim Notícias

Em Rolim de Moura (RO), na noite de quinta-feira, dia 19, aconteceu no auditório da Unir, uma palestra para conscientização sobre cuidados com o corpo, “Amigas e Amigos do Peito”. 

“Na verdade Amigas e Amigos do Peito, é uma proposição que nos temos para falar um pouco sobre os cuidados com o corpo, mas especificamente com a mama, a palestra é destinada para homens e mulheres para que todos possam conhecer um pouco mais sobre os aspectos preventivos, sintomas relacionados a essa parte do nosso corpo que quase não é discutida atualmente. Na nossa região existe uma carência dessas discussões e até mesmo de especialistas nessa área, então é uma necessidade da Universidade chamar a comunidade para realizar esse dialogo para conhecer um pouco mais, tirar duvídas, uma tentativa de estreitar esses laços para que possamos entender mais a importância desses cuidados”, explica a professora, Pâmela Faeti.

Câncer essa doença, ela nada mais que sua célula se transformando em várias células  iguais a ela  de maneira desordenada de modo que ela acometendo outros órgãos e tem essa capacidade de se transferir para locais a distância. Por exemplo o câncer de mama nasce na mama, mais tem a capacidade através de vasos sanguinos, linfáticos chegarem em outros locais como; pulmão, fígado, ossos, então essa é a característica dessa doença, explica  a Mastologista, Samela Oliveira. 

Segundo Mastologista, Samela, a prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Os fatores de risco para câncer de mama incluem; Ser mulher, ser mais velha, ter parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama, histórico menstrual da mulher, de gravidez, enfim são vários fatores, ressalta Samela. 

A realização do autoexame pode ser feito a partir dos 20 anos de idade, mas é importante dizer, no entanto, que a palpação das mamas não substitui a necessidade da mamografia em mulheres com idade acima dos 40 anos. E isso tem uma explicação simples. Enquanto a palpação é capaz de detectar nódulos de 3 cm, o que é considerado um tumor grande, a mamografia consegue identificar nódulos menores, abaixo de 1 cm, que não possuem tamanho suficiente para serem percebidos no toque. 

O número de homens diagnosticados com câncer de mama é bastante inferior ao das mulheres, entretanto, na maioria dos casos o tumor encontra-se bastante avançado. A estimativa é que para cada 100 casos da doença em mulheres, exista um em homem. A recomendação para os homens é semelhante ao das mulheres “evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e anabolizantes, não fumar, praticar exercícios físicos e ter uma dieta balanceada com controle de peso”, explica Mastologista Samela. 

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias