Rolim de Moura,

Ministério da Saúde envia 11 mil doses da vacina pentavalente para Rondônia
Dose objetiva proteger crianças contra doenças como difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. Porto Velho recebeu 2,2 mil vacinas.

Por G1 RO
Publicado 15/01/2020
Atualizado 15/01/2020
A A
Foto: TV Globo/Reprodução

Após seis meses com estoque em baixa, o Ministério da Saúde enviou 11 mil doses da vacina pentavalente para Rondônia. Porto Velho é o primeiro município do estado a receber o lote, conforme divulgou nesta terça-feira (14), a Secretaria de Saúde de Rondônia (Sesau). A capital recebeu 2,2 mil doses.

De acordo com a pasta estadual, seis regiões receberão as mais de 8 mil doses, que serão enviadas à Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e repassadas aos municípios posteriormente.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina pentavalente é a combinação de cinco doses individuais em uma. O objetivo é proteger as crianças contra doenças como: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

As crianças devem tomar três doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de vida.

Quais os cuidados que se deve ter ao tomar a vacina pentavalente?

Ao sentir febre média ou alta:

É recomendado adiar a vacinação até a melhora dos sintomas para não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

Crianças com riscos de hemorragias (hemofilia, trombocitopenia, uso de anticoagulantes, outros distúrbios de coagulação):

Pode ser utilizado via subcutânea.

E quem não pode tomar a vacina pentavalente?

Crianças com 7 anos ou mais de idade;

Após reações em dose anterior, como moleza e palidez nas primeiras 48 horas, convulsões nas primeiras 72 horas, reações alérgicas nas primeiras distribuições da dose.

De acordo com a Sesau, cabe a cada Secretaria Municipal de Saúde montar o mapa estratégico nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para completar o esquema vacinal das crianças que precisam ser imunizadas.

No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, o abastecimento das doses estava parcialmente suspenso desde julho. Isso porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Anvisa.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, são distribuídas 800 mil doses mensais da vacina pentavalente no Brasil.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO