Rolim de Moura,

Hospitais de RO terão que notificar casos de crianças ou adolescentes envolvidos em uso de álcool

Publicado 15/01/2020
Atualizado 15/01/2020
A A
Fotos: Italo Ricardo

Buscando ampliar o atendimento à criança e adolescente, com a resolução de casos em que estes tenham sido atendidos em emergências hospitalares de todo o estado de Rondônia, envolvidos em consumo de álcool ou por uso de entorpecente, o governador Marcos Rocha promulgou a Lei n° 4.677, já em vigor desde sua data de publicação, em 6 de dezembro de 2019, no Diário Oficial.

A Assembleia Legislativa decretou e o governo de Rondônia promulgou a Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da comunicação, por partes dos hospitais, clínicas e postos de saúde, públicos ou privados, nas ocorrências de embriaguez ou uso de drogas por criança ou adolescente.

O Conselho Tutelar da região, a Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e os pais ou responsáveis legais devem ser comunicados imediatamente, em ocorrências envolvendo crianças ou adolescentes que tenham sido atendidas, nos setores de emergência.

Em Rondônia, as instituições de saúde, no atendimento à criança ou adolescente em suspeita, atuam rotineiramente com a comunicação em casos como estes, onde, segundo a direção do Hospital Infantil Cosme e Damião, o médico comunica ao serviço social, que, após avaliação do caso, notifica ao Conselho Tutelar.

A apuração fica sob responsabilidade dos órgãos públicos, que estabelecem responsabilidades pelo ocorrido e a decisão sobre as medidas cabíveis de conformidade com a lei vigente e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Em caso de descumprimento da lei, a unidade médica deve ser penalizada com advertência e multa, onde estes recursos provenientes serão revertidos à Fundação para Infância e Adolescência (FIA), e aplicados em ações de proteção à criança e ao adolescente, no âmbito do Estado de Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram