Rolim de Moura,

DER executa a manutenção de aeroportos sob responsabilidade do Governo de Rondônia no interior

Publicado 19/02/2020
Atualizado 19/02/2020
A A
Fotos: Arquivo DER

Uma das prioridades da atual gestão estadual é apoiar e fomentar a aviação regional. Sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), sete aeródromos no interior de Rondônia estão sendo mantidos pelo Governo de Rondônia.

Nesta semana, o Aeroporto de Cacoal “Capital do Café” passou por um serviço de manutenção emergencial da pista de pouso e decolagem. Os reparos foram executados por uma equipe da 4ª Residência Regional do DER no município. De acordo com o residente titular, Emiliano Mancuso de Almeida, foi montado um cronograma específico para a realização dos serviços. “Devido à necessidade de não interrupção de tráfego, deslocamos pessoal e maquinário para que, em quatro horas de trabalho, os reparos fossem feitos com agilidade, qualidade e eficiência”.

O coordenador de Infraestrutura Aeroportuária do DER, major Philipe Maia, informa que o governo de Rondônia está trabalhando em cumprir com adequações técnicas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) ainda este ano. “Atualmente, o aeroporto Capital do Café tem vôos diários, totalizando em 2019 o tráfego de 62.500 passageiros pelo terminal. A expectativa é de que neste ano haja um crescimento em torno de 17% no volume de passageiros, beneficiando não só Cacoal, bem como os municípios próximos”, destaca o major Maia.

O diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles e Sá, explica que para os sete aeródromos no interior de Rondônia sob responsabilidade do órgão, ainda há a previsão de construção de novos terminais de passageiros, aumento e melhorias nas pistas de pouso e decolagem, assim como melhorias referentes aos auxílios de navegação e comunicação a rádio.

“O caminho para o crescimento econômico, social e financeiro, vem quando se melhora a qualidade dos serviços prestados ao povo rondoniense encurtando os caminhos para dentro e fora do Estado. O governador Marcos Rocha tem enfatizado para toda a equipe de governo que apoiar e fomentar a aviação regional é uma prioridade, com uma aviação forte e aeroportos estruturados, o desenvolvimento para as diversas regiões do Estado será o caminho natural”, explica o coronel Meireles.

Baseado nesta linha de trabalho, o governo estadual vem trabalhando juntamente ao governo federal na apresentação de projetos necessários para destravar os gargalos de crescimento em Rondônia e, com o empenho pessoal do governador Marcos Rocha, na liberação de recursos financeiros destinados aos investimentos nos aeroportos e aeródromos do Estado.

Fotos: Arquivo DER