Rolim de Moura,

PL do licenciamento ambiental deve ser analisado em março, afirma Maia
Entidades de diversos setores, entre eles a agropecuária, entregaram carta aberta ao presidente da Câmara com pontos estratégicos que devem ser tratados no projeto

Publicado 19/02/2020
Atualizado 20/02/2020
A A
Foto: Reprodução/Zig Koch/Embrapa

As entidades ligadas à infraestrutura, construção civil, transporte, saneamento, energia e agropecuária entregaram ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta quarta-feira, dia 19, uma carta aberta na qual apontam pautas estratégicas sobre o marco legal para o licenciamento ambiental no Brasil. Na reunião, Maia prometeu pautar o projeto em março.

Relator do Projeto de Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 3729 de 2004), deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), ressaltou que entre os principais pontos no documento destaca a necessidade de garantir aspectos fundamentais como a adequação das exigências e das modalidades de licenciamento.

“Às características dos empreendimentos e à potencialidade de impactos, a autonomia do órgão ambiental, a vinculação das condicionantes ambientais aos impactos identificados nos estudos, caracteriza a integração e otimização do licenciamento de empreendimentos similares e a ênfase nas etapas prévias e de monitoramento,” disse.

Além de regras gerais, o documento explica ainda que, é necessário um ordenamento administrativo do processo com uma divisão mais equilibrada de obrigações e prazos entre os entes privados e públicos – o que passa pelo estabelecimento de prazos máximos, razoáveis e previsíveis para a manifestação conclusiva dos órgãos ambientais, unificação de requerimentos técnicos e uniformização dos prazos de validade das licenças.

“Precisamos também de regras claras, com conceitos e critérios objetivos, que tornam o licenciamento mais ágil e previsível para todo e qualquer empreendimento ou atividade”, afirmou.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Reprodução/Canal Rural
Foto: Reprodução/Canal Rural
Foto: Reprodução/Canal Rural
Foto: Reprodução/Canal Rural

Fonte: Canal Rural