Rolim de Moura,

CAFÉ: Incaper tem planejamento de ações para incentivar aumento na qualidade
O Estado é o segundo maior produtor brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais, que possui um território mais de dez vezes maior

Publicado 27/02/2020
Atualizado 27/02/2020
A A
Incaper planeja ações para ressaltar a qualidade do café capixaba. Foto: Incaper

O Espírito Santo é conhecido tanto pela quantidade quanto pela qualidade do café que produz. O Estado é o segundo maior produtor brasileiro, atrás apenas de Minas Gerais, que possui um território mais de dez vezes maior. E para manter a qualidade dos grãos produzidos nas propriedades rurais Capixabas, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), por meio da coordenação técnica de cafeicultura e em conjunto com a equipe de qualidade de cafés, planeja diversos eventos, cursos e ações em 2020.

“O Espírito Santo já é conhecido mundialmente pela produtividade de café. Os trabalhos de pesquisa, assistência técnica e extensão rural que o Incaper desenvolve há vários anos contribuem significativamente para esse dinamismo na produção e produtividade dos cafés capixabas. Agora o Estado caminha rumo à melhoria da qualidade. Nossos cafés já são bebida superior, reconhecida e premiada internacionalmente. Nosso objetivo é não apenas manter, mas elevar a qualidade da cafeicultura capixaba”, disse Abraão Carlos Verdin Filho, pesquisador do Incaper e coordenador técnico de cafeicultura.

E justamente visando a melhoria da qualidade, a coordenação técnica de cafeicultura do Incaper traçou um planejamento de ações para 2020. Logo em abril, estão previstos treinamentos em café arábica, numa parceria do Incaper com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em maio, mês do início oficial da colheita do conilon, será realizado o já tradicional evento de lançamento da colheita do café conilon, juntamente com o 12° ano consecutivo do Noroeste Conilon.

Em agosto, além dos cursos em cafeicultura de arábica e conilon, será realizado também o IV Concurso de Qualidade e II Expoconilon. No mês seguinte, setembro, Brejetuba sedia o Simpósio de Cafés Especiais.

Novembro é um mês tradicionalmente importante para a cafeicultura capixaba por conta da realização da Semana Internacional do Café (SIC). Na última edição do evento, o conilon capixaba sagrou-se campeão, pelo segundo ano consecutivo, numa competição internacional de qualidade, a Coffee of the Year (COY). O arábica também teve excelente resultado, conquistando o segundo lugar. Essas conquistas são apenas alguns exemplos do reconhecimento da cafeicultura capixaba durante a SIC.

Ainda em novembro deve ser realizado o Congresso Brasileiro de Pesquisas de Café, com a participação direta de vários servidores do Incaper e também com publicações de vários trabalhos. O ano de 2020 termina com um Concurso Estadual de Cafés, previsto para dezembro. Outras ações de âmbito municipal estão previstas para serem realizadas ao longo do ano. Para conhece-las, acesse o calendário de eventos do Incaper.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Incaper