Rolim de Moura,

Dia de Campo irá orientar produtores rurais sobre gestão de propriedade
O produtor rural precisa criar o hábito de fazer uso de planilhas para anotar cada passo ocorrido na propriedade

Publicado 28/02/2020
Atualizado 28/02/2020
A A
Fotos: Irene Mendes Martins

Na próxima sexta-feira (28) a Emater-RO realiza, na região do Vale do Anari, um dia especial sobre gestão em propriedade rural. O evento reunirá produtores rurais familiares no intuito de orientar e apresentar informações técnicas sobre temas que compõem a boa forma de gerir o empreendimento no campo. O dia especial sobre gestão da propriedade rural será realizado às 9 horas, na Câmara de Vereadores do Vale do Anari.

A falta de controle, planejamento e organização é uma das grandes deficiência na gestão de pequenas propriedades rurais. Consolidar um negócio realmente não é tarefa fácil, requer conhecimento, controle das atividades e muitas tomadas de decisões, fazendo parecer que é muito mais complicado do que realmente é administrar ou gerenciar uma propriedade.

Assim, entender a importância da gestão na propriedade rural é tarefa crucial para que o negócio dê seus primeiros passos para o crescimento, principalmente quando se depara com um cenário de crise econômica, pelo qual o país vem atravessando.

A gestão de propriedade é um conjunto de ações que visa promover melhor controle das atividades do ponto de vista organizacional e financeiro, auxiliando as decisões a serem tomadas de modo que o produtor rural possa ter uma visão ampla de seu negócio, maximizando a produção e minimizando perdas e custos.

É fato que cada propriedade tem a sua realidade e que é preciso munir-se de estratégicas adequadas para que se obtenha sucesso no negócio. Assim, conhecer os pontos fortes, as possíveis fraquezas e os gargalos da produção são tarefas importantes para quem almeja resultados positivos.

A organização é o principal fator para quem pretende melhorar a gestão de sua propriedade. Seja por meio informatizado ou escrito à mão, o produtor rural precisa criar o hábito de fazer uso de planilhas para anotar cada passo ocorrido na propriedade, cada entrada, cada saída, cada acontecimento é um elemento que deve ser levado em conta. É a partir de uma rotina de boa gestão que o produtor tem condições para melhor se organizar.

O planejamento é outro fator e deve ser encarado como uma ferramenta de grande valia também para a divulgação e comercialização da produção. Mas acima de tudo é fundamental que a propriedade realmente seja vista como uma empresa, um pequeno empreendimento que tem responsabilidades e que deve gerar lucro para se manter e para manter a família.

Para que tudo isso aconteça é importante que os produtores rurais procurem capacitar-se, adquirir novos conhecimentos e atentar para a necessidade de uma produção de qualidade que agregue valor ao seu produto e que lhe sirva de porta para novas opções de mercado.

Assim, durante o dia especial sobre gestão da propriedade rural, extensionistas da Emater-RO estarão levando aos participantes palestras sobre associativismo e custo de produção, entre outras, além de apresentar depoimentos de produtor que vem aplicando as técnicas em sua propriedade.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram