Rolim de Moura,

Conab inicia pesquisa dos estoques privados de arroz na próxima semana

Por Conab
Publicado 28/02/2020
Atualizado 28/02/2020
A A
Foto: Marcel Oliveira

A partir desta sexta-feira (28), produtores e armazenadores de arroz nos estados de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Santa Catarina começam a receber as senhas de acesso ao Sistema de Pesquisa de Estoque Privados (Sipesp). Essa é a primeira etapa para a pesquisa de estoques privados de arroz realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A abertura do sistema para início da pesquisa ocorre na próxima segunda-feira (2), e o preenchimento das informações deverá ser feito até o dia 22 de março, com a posição dos estoques em 29 de fevereiro de 2020.

Aqueles que não possuem cadastro no Sipesp e não receberam as senhas de acesso, poderão baixar o formulário Boletim de Levantamento de Estoque – Arroz – 2020, disponível no site da Companhia. Com as informações preenchidas, o documento deverá ser enviado para o e-mail estoque-privado@conab.gov.br, respeitando a data limite da pesquisa.

Os volumes devem ser informados separadamente, por unidade armazenadora, cadastrada ou não, e por tipo (casca ou beneficiado), sem incluir os estoques da nova safra. Mesmo que o produtor ou armazenador não tenha estoques na data de referência indicada, o formulário deve ser preenchido. Além dos dados do produto, também deverá ser informado o segmento de armazenadores e as características das unidades onde é feita a conservação do arroz.

Vale ressaltar que neste ano a Conab implementou algumas melhorias e simplificações no Sipesp, que vão desde o acesso, passando pelo preenchimento dos dados e a possibilidade da extração daquilo que foi informado ao sistema.

Realizada anualmente pela Conab, a pesquisa de estoques privados de arroz contribui para o planejamento governamental e para a formulação de políticas públicas de fomento à produção e à produtividade agrícola e que garantam regularidade do abastecimento alimentar. O levantamento é feito nos estados onde se concentra a maior parte da produção nacional.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Conab