Rolim de Moura,

Sebrae tem suas contas de 2019 aprovadas com excelência na gestão
O CDE aprovou as contas depois da avaliação positiva da Auditoria Externa e do Conselho Fiscal

Publicado 28/02/2020
Atualizado 28/02/2020
A A
Foto: Assessoria

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Nacional, é organizado sob a forma de sistema e tem sede em Brasília, jurisdição e presença nacional lastreadas nas unidades operacionais vinculadas, localizadas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. Esse sistema, que ainda congrega centenas de pontos de atendimento e conta com cerca de cinco mil colaboradores, atua de modo harmônico, de forma ampla, pautada por direcionamento estratégico, orientação técnica e normativa, coordenação e controle operacional. De acordo com o Estatuto Social e demais atos normativos, a unidade nacional coordenadora é designada Sebrae e as unidades operacionais vinculadas são designadas Sebrae/ UF, que, individualmente, no momento de sua criação, formalizaram um Termo de Adesão passando a ser parte do Sistema e a se submeter aos princípios sistêmicos que regem todas as Unidades vinculadas.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia está alinhado como estabelecido na lei de criação, os estatutos sociais e regimentos internos são semelhantes aos do órgão coordenador – o Sebrae Nacional, esse alinhamento é que possibilita uniformidade normativa, garante unidade e melhor funcionamento de todo o sistema. Há de se destacar, nesta visão panorâmica, que as unidades estaduais têm personalidade jurídica própria, estrutura organizacional preferencialmente idêntica à do Sebrae Nacional e possuem autonomia administrativa e financeira relativa, pois estão obrigadas a cumprir as Resoluções e Decisões do Conselho Deliberativo Nacional e às Resoluções da Diretoria Executiva Nacional. Como as demais unidades da federação, o Sebrae em Rondônia é estimulado a atuar em convergência com os governos estaduais e municipais e com o setor produtivo na construção de parcerias, e tem que cumprir as resoluções e decisões do seu Conselhos Deliberativos Estadual, CDE, que tem em sua composição, os setores público, privado e principais entidades representativas e de fomento e pesquisa do estado, que indicam representantes para atuarem como titulares e suplentes.

No CDE em Rondônia que tem à frente o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Hélio Dias,  os seus representantes são 15, duas secretarias de estado, federações, bancos de desenvolvimento, universidade federal e outras entidades representativas. Anualmente durante o primeiro trimestre este Conselho avalia as contas da Instituição para verificar se as execuções das metas projetadas estão de acordo com as propostas de execução de atividades e projetos.

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, a Diretoria Executiva do Sebrae em Rondônia composta por Daniel Pereira, diretor superintendente, Samuel Almeida, diretor técnico e Carlos Berti Niemeyer, diretor administrativo e financeiro teve suas contas aprovadas na reunião mensal do CDE. Parece simples, mas este resultado é decorrente de análise do Conselho Fiscal e de uma Auditoria Externa, que apresentaram ao CDE um detalhado relatório e uma sequência de descrições que aprovaram as contas de 2019 sem ressalvas, que resultou em avaliação digna de elogios por parte dos integrantes do Conselho. Conheça o portal da transparência do Sebrae em Rondônia clique no link: https://transparencia.sebrae.com.br/contas#

O Sebrae em Rondônia tem propostas mais avançadas para o exercício de 2020 e certamente, com o respaldo de CDE, vai conquistar novas vitórias para o desenvolvimento de gestões em apoio aos pequenos negócios.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa