Rolim de Moura,

TRE-RO adota medidas preventivas de monitoramento do Rio Madeira
Segundo estudos técnicos, é de que a cheia do Rio Madeira neste ano ocorra em volume de água próximo ao registrado em 2019

Publicado 03/03/2020
Atualizado 03/03/2020
A A
Foto: Wilson Dias

Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, participou de reunião no Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM, para tratar do acompanhamento e monitoramento dos níveis de água do Rio Madeira neste inverno amazônico.

Participaram da reunião os demais órgãos de fiscalização e proteção ambiental dos Estados do Acre e de Rondônia, bem assim, da União, tais como a Agência Nacional de Águas - ANA, Consorcio de Usinas – Jirau e Santo Antônio, Agência brasileira de inteligência - ABIM, Companhia de pesquisa de recursos minerais - CPRM, Instituto brasileiro de meio ambiente e recursos renováveis - IBAMA, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Casa Civil e Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Na oportunidade, foi apresentado relatório de todos os órgãos de proteção, no sentido de que as perspectivas, segundo os estudos técnicos, é de que a cheia do Rio Madeira neste ano ocorra em volume de água próximo ao registrado em 2019, com possibilidade de uma cota um pouco menor.

Contudo, a orientação é dar continuidade da vigilância diária e que as instituições e comunidades situadas nas áreas críticas formulem, como medida preventiva, planos de contingência, tendo em vista as excepcionalidades das condições climáticas da natureza.

A Justiça Eleitoral em Rondônia comunica aos eleitores que o atendimento não será suspenso por conta do nível do Rio Madeira, pois o TRE-RO já possui plano de contingência elaborado, de forma a preservar a disponibilidade do serviço público ao usuário.

Cheia do Rio

A cheia histórica do Rio Madeira em 2014 foi, em grande parte, agravada pelas cheias do Rio Beni e outros provenientes da Bolívia. Conforme o monitoramento dos órgãos ambientais, estes rios permanecem estáveis e sem previsão de elevação com reflexos significativos sobre o Rio Madeira.

Fonte: Assessoria de Imprensa