Rolim de Moura,

Parceria entre Emater-RO e Agevisa prioriza saúde no campo

Publicado 04/03/2020
A A
Fotos: Irene Mendes Martins e Miacon Lemos

Em reunião realizada na última segunda-feira (2), representantes da Emater-RO e da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) discutiram ações que visam facilitar o acesso às políticas públicas de saúde a produtores rurais. A proposta é intercambiar informações que possam ser uteis às duas instituições, a fim de resultar uma maior eficácia no levantamento de dados e nas ações efetivas da segurança sanitária no campo.

Emater-RO e Agevisa já vêm trabalhando em conjunto nas ações do Programa Estadual de Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária (Praissan-RO), que visa à segurança sanitária na produção de alimentos, principalmente junto às agroindústrias familiares, visando às boas práticas de manuseio. A nova proposta pretende utilizar dados, já computados pela Emater-RO, através do Sistema de Gerenciamento da Emater-RO (Sigater), nos 52 municípios do estado.

Durante a reunião, o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, fez a apresentação de como o sistema faz o agrupamento dos dados e como os mesmos podem ser utilizados para melhorar a gestão da autarquia. “O desafio dentro da gestão pública é ter acesso à informação com metodologias que tragam informações mais precisas”, explica Luciano, enfatizando que, “dentro da administração pública é preciso que as informações se cruzem”, permitindo se trabalhar com dados reais e concretos e todos os seus segmentos.

Luciano explica ainda que, dentro do Sigater, é possível visualizar a situação global e detalhar até chegar à localização exata e georreferenciada do problema detectado, o que é de suma importância para solucionar problemas pontuais. O diretor da Emater-RO explica ainda que o papel da extensão rural é de orientação e educação e que, por estar presente em todos os municípios do estado, tem acesso facilitado a lugares que muitas vezes, outras secretarias não conseguem chegar, e essa parceria iria facilitar e contribuir para que mais ações cheguem às famílias rurais.

A diretora da Agevisa, Ana Flora Camargo Gehardt, salientou a importância da parceria com a Emater-RO, dizendo ser a extensão um dos órgãos de grande importância na execução das ações do Praissan-RO. “É a Emater-RO que leva nosso hipoclorito para as famílias da zona rural”, diz a diretora.

Os agentes de saúde participantes da reunião ficaram entusiasmados com a proposta e acreditam que a parceria entre Emater-RO e Agevisa deverá facilitar a localização de casos para que os mesmos sejam solucionados, trazendo maior benefício à população rural. Ana Flora alentou ainda a possibilidade de a Agevisa contratar um sistema semelhante ao da Emater-RO no intuito de direcionar ações específicas da saúde e assim tornar mais eficiente a aplicação das políticas públicas no meio rural.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram