Rolim de Moura,

Vitrine Tecnológica da 9ª Rondônia Rural Show Internacional terá Sistema Agroflorestal
SAF é um consórcio de culturas agrícolas juntamente com o plantio de árvores com fins comerciais

Publicado 11/03/2020
A A
Foto: Paulo Sérgio

O pequeno produtor ganha um aliado para deixar a monocultura como única fonte de renda, recuperar áreas degradadas e aumentar a produtividade. O Sistema Agroflorestal (SAF) é um claro exemplo de que é possível diversificar atividades no campo unindo o útil ao rentável.

O agricultor poderá conhecer de perto o modelo implantado na vitrine tecnológica da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, evento do agronegócio que acontece de 26 a 30 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O SAF é um consórcio de culturas agrícolas juntamente com o plantio de árvores com fins comerciais. “Cultivadas dentro da tecnologia, uma espécie ajuda o desenvolvimento da outra”, explica o consultor florestal Adilson Pepino, responsável pela demonstração do SAF em um dos espaços disponibilizados na vitrine tecnológica da feira do agronegócio.

O sistema vem se destacando na agricultura familiar e incentivando o homem a permanecer no campo. “A monocultura é mais fácil de trabalhar, mas limita os ganhos e deprecia o solo se este não for bem zelado”, explica o gerente regional da Emater/RO em Ji-Paraná, o agrônomo Antônio de Assis. “O SAF é um agregador de valores ao produtor”.

Na vitrine tecnológica que está sendo preparada para a nona edição da Rondônia Rural Show Internacional, o agricultor poderá conhecer de perto a viabilidade produtiva, econômica e de recuperação de área degradada por meio da implantação do SAF.

Vitrine Tecnológica

A vitrine tecnológica é um espaço dentro da Rondônia Rural Show destinado à pesquisa, cultivo e demonstração de várias culturas. O espaço é explorado por universidades, órgãos públicos científicos e iniciativa privada com o objetivo de oferecer ao visitante as mais recentes inovações tecnológicas.

“Este ano inovamos com o SAF e demonstraremos 22 variedades de culturas. Enquanto as árvores vão crescendo até chegar ao ponto de corte é possível cultivar várias espécies de legumes e tubérculos”, detalha Adilson Pepino, ressaltando que o sistema agroflorestal não impede o produtor rural de manter o antigo negócio, como criação de gado de corte e leiteiro, por exemplo.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram