Rolim de Moura,

Fase de enchimento dos grãos de soja exige cuidados especiais
Danos causados pelo percevejo podem diminuir a rentabilidade da safra de soja. Produtores devem ter atenção redobrada, seguir orientações e agir na hora certa

Publicado 24/03/2020
A A
Foto: Reprodução/Canal Rural

A safra de soja passa por um momento decisivo nessa fase. O monitoramento deve ser intensificado. O objetivo é evitar um ataque inesperado de um dos piores inimigos da lavoura: o percevejo, praga silenciosa que, se não controlada, pode causar prejuízos irreversíveis à soja.

“Normalmente, quando os estragos aparecem, não há mais tempo para reduzir os danos que poderiam ter sido evitados, caso as medidas necessárias tivessem sido tomadas”, afirma a engenheira agrônoma Giorla Moraes, gerente de desenvolvimento de inseticidas no Brasil, da Syngenta.

Segundo ela, as primeiras gerações do inseto ficam em plantas daninhas, na mata ou hibernando, e surgem já no início do ciclo reprodutivo da soja, depositando ovos que vão gerar as novas gerações. Os danos são diferentes de acordo com o estágio em que se encontra o grão, ao ser picado pelo inseto.

Enchimento de grãos

Quando as vagens já estão desenvolvidas, os percevejos podem injetar toxinas e inocular fungos que causam manchas e diminuem muito a qualidade do grão. Isso se reflete na hora da classificação e venda do grão, ou seja, o produtor vai receber menos em função da qualidade da soja prejudicada pelo ataque de percevejos.

O ataque provoca uma diminuição significativa da produtividade. O produtor espera colher ‘x’ sacas por hectare e acaba tendo um rendimento muito menor.

Como controlar

Antes de mais nada, o percevejo é uma praga que não pode ser controlada sem o monitoramento correto, desde o início da safra. Para tanto, o produtor rural precisa fazer o uso do MIP, o Manejo Integrado de Pragas. Bater o pano na lavoura é fundamental para detectar a presença do inseto.

O produtor deve ficar atento com as diferentes datas de plantio nas propriedades e na região, pois lavouras mais tardias sofrem maior ataque da praga, pelo aumento populacional proporcionado pelas maiores áreas de cultivo semeadas anteriormente, aumentando o potencial de danos nessas áreas.

Detectada a infestação do percevejo, o produtor deve escolher a melhor ferramenta e inseticidas mais apropriados. Mas isso precisa ser feito com cuidado e na hora certa.

O que não deve ser feito

Por uma questão de economia operacional, muitos produtores, quando entram na lavoura para aplicar o fungicida, aproveitam para aplicar também o inseticida contra o percevejo. Além da possibilidade de não estar ocorrendo percevejos na área nesta fase, o intervalo de reaplicação do fungicida é de normalmente 14 dias,  diferentemente do inseticida, que tem a reaplicação indicada normalmente entre sete e 10 dias ou quando ocorrer reinfestações na área.

Quando partem para a segunda pulverização, tomando como base os prazos do fungicida, os produtores aplicam o inseticida com um atraso de uma semana. Isso muitas vezes ocorre quando a pressão do percevejo já está muito alta e os danos são elevados.

“O produtor economiza em combustível e horas trabalhadas porque aplica na mesma operação fungicida e inseticida, mas não está controlando o percevejo como deveria”, alerta a agrônoma, que orienta a aplicar o produto só em caso de necessidade apontada pelo monitoramento e orientação técnica segura. “Tem que aplicar na hora necessária, no timing certo. É mais caro? É. Mas vale a pena porque o retorno será muito maior”, conclui.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural