Rolim de Moura,

Coronavírus: Bolivianos são presos tentando entrar ilegalmente de barco no Brasil
Fronteiras dos dois países estão fechadas por causa do novo coronavírus. Outros dois estrangeiros conseguiram fugir após perseguição no rio Mamoré, em Guajará (RO).

Publicado 24/03/2020
A A
Bolivianos estavam tentando atracar barcos em porto clandestino no Brasil — Foto: PF/Divulgação

Dois bolivianos foram presos, na manhã desta terça-feira (24), quando tentavam entrar ilegalmente em Guajará-Mirim (RO), município brasileiro localizado a 330 quilômetros de Porto Velho. As fronteiras do Brasil e da Bolívia estão fechadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a Polícia Federal (PF), duas embarcações com quatro passageiros foram vistas tentando atracar em um porto do Bairro Triângulo, por volta de 6h30. Os agentes da PF e do Exército tentaram abordar os imigrantes no rio Mamoré, mas eles fugiram e então se iniciou uma perseguição por água.

Dois bolivianos conseguiram fugir, mas os outros dois foram alcançados e presos. As duas embarcações que eles usavam também foram apreendidas.

Segundo o delegado da PF de GUajará-Mirim, Luiz Silveira, os bolivianos foram entregues à Bolívia logo depois de serem presos. A devolução dos bolivianos e embarcações foi feita devido à pandemia do novo coronavírus, pois as autoridades brasileiras não sabem qual é a condição de saúde dos estrangeiros.

“Estamos fazendo a expulsão compulsória dos estrangeiros ilegais e entregando eles e as embarcações ao governo boliviano, para evitar o ingresso de estrangeiros em solo brasileiro. Eles serão enquadrados na legislação boliviana, por medida de proteção à saúde pública. Devolvê-los é a melhor opção, não sabemos a condição de saúde destes estrangeiros”, destacou.

Fechamento da fronteira

O Brasil fechou as fronteiras terrestres para entrada de estrangeiros vindos de países vizinhos da América do Sul. O fechamento, conforme portaria de 19 de março do governo federal, se aplica a rodovias e outros meios terrestres, mas não a aeroportos.

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil.

Desde o último sábado (21), as fronteiras terrestres e aéreas da Bolívia também foram fechadas por causa da Covid-19.

Exército na região

A partir desta semana, o Exército Brasileiro também está na fronteira para reforçar a segurança em Guajará-Mirim, que faz fronteira com a Bolívia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO