Rolim de Moura,

Fronteiras de Rondônia estão sendo monitoradas para combater propagação do Coronavírus
O porto de Guayaramerín foi fechado para evitar a propagação da pandemia que assola o mundo

Publicado 24/03/2020
A A
Fotos: Arquivo PRF e Sesdec

Devido à propagação do novo Coronavírus ao redor do mundo, o governo de Rondônia tem agido de forma rápida para evitar o contágio em massa. As fronteiras onde circulam grande número de pessoas estão sendo monitoradas e foram fechadas por 15 dias, após publicação da Portaria nº 125 de 19 de março de 2020 que busca evitar a disseminação da pandemia.

A união de forças nesse momento é muito importante, segundo o gerente de integração de segurança e fronteira da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Davi Moroni. De acordo com o gerente de integração, o Núcleo Integrado de Inteligência de Fronteira (NIIF) , tem traçado estratégias junto às polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal e (PRF), Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas (Bpfron), Unidade de Fronteira do 6º Batalhão da Polícia Militar em Guajará-Mirim (Unesfron) Vigilância Sanitária municipal e Força Nacional para fiscalizar a entrada e saída de pessoas nessas regiões.

“A circulação de pessoas na fronteira entre a Bolívia e Rondônia chegava a 1000  por dia. Com a suspensão de passagem o número caiu para 20, e ontem (23) nenhum cidadão passou pela fronteira. Nosso trabalho é proteger quem entra e quem sai durante a pandemia”, destacou Moroni.

A suspensão de entrada nas fronteiras foi publicada na última sexta-feira (20) e atinge várias regiões de fronteiras incluindo a Bolívia, país que faz divisa com o Estado de Rondônia.

A portaria suspende por quinze dias a entrada de estrangeiros por rodovias ou meios terrestres, como forma de evitar a disseminação do coronavírus.

No último domingo (22), os órgãos que atuam na linha de frente perante as fiscalizações e monitoramentos voltaram a se reunir para realinhar as estratégias. As equipes estão colhendo denúncias sobre entradas ilegais no Brasil. Foi estabelecido que às 17h os estrangeiros e brasileiros, após passarem por procedimentos e triagem de equipes de saúde, possam regressar aos respectivos países.

Prevenção 

A prevenção tem sido grande aliada para evitar a disseminação da pandemia que já chegou em Rondônia. Antes de registrar qualquer caso de coronavírus, o governo decretou quarentena e a confirmação veio com o decreto nº 24.887, de 20 de março de 2020, que mudou a rotina no Estado. Os serviços não essenciais estão suspensos e o pedido, em todo o país, é que as famílias permaneçam em casa, adotando todas as medidas de prevenção como: lavar sempre as mãos com água e sabão, usar álcool em gel, evitar tocas nos olhos, boca e nariz,e ao espirrar usar sempre lenços, e evitar aglomerações.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram