Rolim de Moura,

Tendas são instaladas em hospitais para atender demandas de possíveis infectados
Segundo o diretor do Cosme e Damião, Sérgio Pereira, a ação visa diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades.

Publicado 28/03/2020
A A
Fotos: Assessoria

Para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), antecipou os trabalhos, focando sempre na prevenção. As estratégias vão além da quarentena, e abrangem a preparação das equipes e das unidades que vão receber os possíveis pacientes.

Na sexta-feira (27), o Hospital Infantil Cosme e Damião e Pronto Socorro João Paulo II começaram a instalar as tendas e barracas para que, de forma separada, possam fazer a triagem dos pacientes com possíveis casos de covid-19, resultado da parceria com o Exército Brasileiro (17ª Brigada de Infantaria de Selva ) e com o Grupo Saga.

Os postos de triagem ficarão disponíveis pelo período mínimo de 30 dias na área externa dos hospitais, de forma que fiquem isolados dos demais pacientes. Segundo o diretor do Cosme e Damião, Sérgio Pereira, a ação visa diminuir o fluxo de pessoas dentro das unidades.
“Nós faremos a triagem de pacientes infantis e adultos, oferecendo toda a segurança necessária. Nossas equipes já foram treinadas e capacitadas para dar o melhor suporte”, destacou o diretor.
As tendas foram disponibilizadas através de parcerias com o Exército Brasileiro e empresas privadas

Atendimentos com encaminhamentos

É importante ressaltar que ao sentir possíveis sintomas de Covid-19, o indivíduo deve procurar primeiro o Centro de Estratégias da Vigilância em Saúde (Cievs) e informar a situação para as equipes disponíveis 24 horas por dia, através dos números 0800 642 5398 e 0800 647 1010.

Os postos de triagem vão atender pacientes que já receberam as orientações por telefone e casos graves, evitando aglomerações nos locais.

Equipes preparadas

A pandemia do coronavírus pegou o mundo todo de surpresa, por ser uma doença nova, sem remédios e vacinação. A prevenção é a medida mais eficaz adotada pela maioria dos países, para que todos possam se proteger.

Em Rondônia, o cenário é positivo, devido aos poucos casos confirmados e a rápida ação do governo. Desde o início deste mês, equipes de saúde estão recebendo capacitações, e os hospitais estão sendo preparados para lidar com a pandemia.

A médica infectologista, Mariana Vasconcelos, explica que é importante os profissionais estarem atentos às medidas de segurança, o uso consciente dos equipamentos que estão racionados no mundo todo, entre outras medidas.

“Temos treinado as equipes de saúde para que possam enfrentar a pandemia com responsabilidade, evitando possíveis contaminações e uso inadequado dos equipamentos”, ressaltou a médica.

Novos leitos

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) atenderá exclusivamente os pacientes acometidos por Covid-19. A expectativa é disponibilizar nesse primeiro momento a maior quantidade de leitos equipados e com áreas de isolamento.

O Cemetron já possui sete salas prontas e mais 12 que estão em fase de finalização. Além dele, a unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI 24H) funcionará como como unidade de retaguarda, e estarão à disposição para dar qualquer suporte.

Já o Hospital Cosme e Damião possui uma ala de enfermaria separada com seis leitos prontos e equipados, e mais três enfermarias que estão finalizando alguns ajustes, de forma que possam acolher possíveis pacientes com Covid-19 de forma segura e eficaz.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa