Rolim de Moura,

Coronavírus: Aglomeração de trabalhadores em frigorífico vai parar na Justiça de RO
Denúncia foi feita pelo sindicato da categoria. JBS diz que não comenta decisão judicial em andamento.

Por G1 RO
Publicado 03/04/2020
A A
Foto: Eliete Marques/Arquivo/G1

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentos do Estado de Rondônia (Sintra-Intra) flagrou vários trabalhadores aglomerados no frigorífico JBS, em Vilhena (RO), durante a pandemia do novo coronavírus. A aglomeração teria ocorrido na troca de uniforme.

Por causa do risco de contaminação pela Covid-19, o sindicato entrou na Justiça do Trabalho de Rondônia, que constatou a aglomeração de trabalhadores e determinou que a JBS S/A "tome medidas a fim preservar a sua atividade econômica e a saúde dos trabalhadores".

Atendendo ao pedido do sindicato, a Justiça do Trabalho ainda concedeu uma tutela de urgência e, caso a JBS não adote medidas de prevenção, será multada em R$ 50 mil a cada dia de descumprimento.

Segundo o judiciário trabalhista, a empresa deve criar um local destinado para troca de uniforme dos funcionários, mantendo a distância de um metro entre eles (quando estiverem com máscara), e de dois metros quando não usarem máscaras.

A tutela ainda diz que a empresa deverá providenciar o afastamento dos colaboradores considerados do grupo de risco, como idosos acima de 60 anos e gestantes. Também foi determinado a implantação de rotinas de trabalho remoto, ampliação da frota de ônibus que faz o transporte local dos colaboradores, com a higienização entre as viagens.


A Justiça do Trabalho também determinou a criação de novas rotinas de horários alternados para as pausas e refeições, onde for aplicável além do uso de máscaras e luvas para todos os trabalhadores. A Agência Regional do Trabalho de Vilhena vai fazer a fiscalização durante a pandemia da Covid-19.

Ao G1, a JBS informou que não comenta ações judiciais em andamento e não informou se já ampliou o espaço para os trabalhadores trocarem o uniforme.

"A Companhia [JBS] reitera que vem adotando e cumprindo as melhores práticas para garantir a saúde, o bem-estar e a segurança de todos os seus colaboradores, fornecedores e clientes, de acordo com as recomendações dos principais órgãos de saúde", diz a empresa em nota.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO