Rolim de Moura,

Soja: após fim da pandemia, cenário pode ser de risco no mercado; entenda!
De acordo com relatório da Cogo – Inteligência em Agronegócio, no acumulado do primeiro trimestre de 2020, as exportações da soja somam 18,1 milhões de toneladas no Brasil, 15,3% mais

Publicado 08/04/2020
A A
Foto: Governo Federal

Em relatório especial divulgado nesta terça-feira, 7, a consultoria Cogo – Inteligência em Agronegócio mostrou possíveis cenários para o mercado de soja quando a pandemia do coronavírus (Covid-19) chegar ao fim.

Atualmente, a soja é pressionada pela queda do preço do petróleo, que reduz a competitividade do biodiesel, mas o principal fator é a forte desvalorização do real, além do aumento de 9,7% da área plantada nos Estados Unidos na safra 2020/2021. Preços internos recordes, com a forte alta do dólar no Brasil, demanda firme para as exportações, como grão e farelo, e demanda interna aquecida, favoreceram esse cenário atual.

No acumulado do primeiro trimestre de 2020, as exportações da soja somam 18,1 milhões de toneladas no Brasil, 15,3% acima das 15,7 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2019, com 70% da safra atual já comercializada e 25% da safra 2020/2021 com preços fixados.

Mas de acordo com a consultoria, o viés é de baixa no longo prazo, com forte aumento da área nos EUA em 2020/2021.

“Com o spread cada vez maior entre os preços da soja e do milho no mercado global, a perspectiva é de que uma parcela da área que seria cultivada com milho na safra 2020/2021 dos Estados Unidos migre para soja, o que poderá elevar a oferta da oleaginosa no mercado global”, disse em relatório.

Ainda segundo a Cogo – Inteligência em Agronegócio, além disso, há grandes probabilidades de que, ao longo do segundo semestre de 2020, a China redirecione grande parte das suas importações para o mercado norte-americano, que estará colhendo uma nova safra, muito provavelmente superior à passada.

“Haverá ainda, o risco de refluxo do câmbio no Brasil, após o controle da pandemia de Covid-19, o que pode promover uma revalorização do Real ante o dólar”, mostra o levantamento.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural