Rolim de Moura,

Sesau, Unir e MPT fazem parceria para realização de exames e fabricação de máscaras e alcool em gel

Publicado 08/04/2020
A A
Fotos: Arquivo Sesau

A parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Universidade Federal de Rondônia (Unir/RO) e o Ministério Público do Trabalho de Rondônia e Acre (MPT) busca unir forças em prol do enfrentamento da Covid -19. Nesta terça-feira (7), representantes dos órgãos estiveram reunidos no Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen) para discutir as ações de enfrentamento.

Segundo o secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, o cenário em Rondônia é positivo devido as ações antecipadas do governo do Estado, onde toda a ajuda é bem-vinda nesse momento.

“Essa parceria é muito importante pois permite que possamos aumentar o número de exames e obter resultados mais rápidos”, destacou o secretário.

Segundo o coordenador do Laboratório de Genética Humana (LGH) da Unir, professor Andonai Krauze de França, a universidade irá confeccionar máscaras de polímero e álcool em gel, usados na prevenção ao coronavírus.

“Nós fizemos um acordo de cooperação com o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Cientificas (Fapero) e a Sesau. O governo disponibilizou a estrutura e o espaço, facilitando o controle de entrada e rastreamento das amostras. Dessa forma vamos ajudar na fabricação de itens de prevenção, e o laboratório disponibilizará toda a estrutura e pessoas capacitadas para realizar esses testes dentro do próprio Lacen, com uma estimativa de 50 a 200 testes por dia”, explicou o coordenador.

Ainda segundo ele, o MPT entrará com investimentos para a compra dos materiais usados. “Nesse momento que estamos vivendo é importante termos a participação dos entes públicos para que dessa forma possamos juntos conseguir atender a população e retomar o crescimento do Estado”, concluiu Andonai.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram