Rolim de Moura,

Rondônia tem 218 transplantados sob cuidados para evitar contágio pela Covid-19
A higienização frequente das mãos é uma das medidas para evitar a doença

Publicado 09/04/2020
A A
Fotos: Secom

Consideradas do grupo de risco mais suscetível à Covid-19, por apresentarem um quadro de baixa eficiência imunológica (imunossupressão), as pessoas transplantadas devem refazer a programação de seu cotidiano e seguir com rigor as recomendações universais de autocuidado e prevenção ao coronavírus, como a higienização das mãos e a etiqueta da tosse, duas providências essenciais.

Mas não é só isso. De acordo com a Fundação Pró Rim, entidade de apoio aos transplantados que atua em vários estados brasileiros, a recomendação é de que os transplantados devem adotar as seguintes medidas de proteção: 1) evitar viagens e aglomerações em eventos socioculturais, 2) manter hábito frequente de higienização das mãos, 3) evitar contatos físicos desnecessários como aperto de mão, beijos e abraços, e 4) uso de máscaras simples, cobrindo nariz e boca, em ambientes sociais ou hospitalares.

Essas, na verdade, são algumas medidas básicas de prevenção que servem para todas as pessoas em tempo de coronavírus, e em especial para os transplantados. De acordo com o médico portovelhense, Gabriel Rodrigo, é fundamental manter esses cuidados, entretanto, em caso de febre igual ou superior a 37,8°C, o paciente deve ligar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicitar informações de como proceder. Ele informou também que o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau) e Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa) mantêm um completo programa de orientação e informação sobre o novo coronavírus através do Disque Corona, uma agenda com os telefones da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho e de todos os órgãos gestores de saúde em todos os municípios de Rondônia, colocados à disposição das pessoas para se informar e se orientarem sobre o coronavírus e onde buscar socorro.

218 TRANSPLANTADOS EM RONDÔNIA

Complementando o conjunto de informações e orientações fundamentais para as pessoas transplantadas, a médica Ana Karoline Nóbrega Cavalcanti, do Serviço de Transplante Renal da Sesau, demonstrando grande preocupação com a saúde desses pacientes, optou por divulgar, através da Nota Informativa 1/2020STR/GCTE/SESAU, orientações dirigidas aos 218 pacientes transplantados renais de Rondônia, fazendo chegar a cada um a informação adequada de como se prevenir em meio a disseminação do coronavírus.

De acordo com a Nota, assim como orienta a Fundação Pró Rim, as medidas básicas de prevenção são as seguintes: “Evitar viagens, aglomerações, eventos e comparecimento não necessário ao hospital; higienizar as mãos frequentemente lavando com água e sabão; utilizar álcool em gel e evitar contato físico; e utilizar máscaras mesmo sem sintomas de gripe”.

A Nota também indica que em caso de febre ou qualquer sintoma respiratório o paciente (transplantado) deve ligar para o celular do plantão (69-98491-3262) para receber atendimento especializado. Prevê também que os atendimentos ambulatoriais na Policlínica Oswaldo Cruz (POC) estão restritos apenas a pacientes sintomáticos (indicativo de que está doente), com a exigência do uso de máscara. Já os pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) vão ter que aguardar para reagendar as consultas quando as atividades voltarem ao normal.

CANCELAMENTO DE CONSULTAS

A Nota divulgada pela médica Karoline Cavalcanti também prescreve que “Pacientes com necessidade de receita ou laudo deverão entrar em contato com o Ambulatório (3216-2285) para devidas providências. A retirada deverá acontecer de preferência em horários de menor movimento (ou peça para algum familiar retirar); Com intuito de reduzir o movimento e minimizar aglomeração de pacientes imunossuprimidos com a demanda de atendimentos da Policlínica Oswaldo Cruz, foram canceladas consultas de pacientes com mais de um ano de transplante e que encontram-se estáveis, ficando o ambulatório somente nas terças e quintas-feiras; A partir do dia 19/03, às 7h, as coletas de exames dos pacientes transplantados serão realizadas no consultório D42 bloco Dendê da POC. Não há necessidade de pegar fila para retirar senha. Vá direto ao ponto de coleta”.

A mesma Nota Informativa prevê também que estão cancelados os atendimentos aos pacientes que estão em pré-avaliação para inscrição em fila, os atendimentos psicológicos, de nutrição e serviço social, e por fim, que os pacientes que dependem de atestado médicos devem se informar pelo telefone 3216-2285, para que seja programada a emissão do documento e horário da retirada.

De acordo com a médica nefrologista Karoline Cavalcanti, tudo que está sendo feito para proteção desse grupo de pacientes atende a um comando do Governo de Rondônia, por meio do secretário da Saúde, médico Fernando Máximo, e também ao protocolo de recomendações da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), diante do cenário de pandemia do coronavírus, causador da Covid-19.

De outro giro, conforme explicações da médica Luciane Deboni, da Fundação Pró Rim, todas essas medidas – uso de máscaras, e higiene das mãos, etc – são fundamentais para se prevenir do contágio da Covid-19 pelos transplantados, fazendo ver que essas mesmas recomendações se estendem também aos familiares desses transplantados, mesmo os que não apresentam sintomas, mas precisam sair de casa. A médica garante que a vacina contra a gripe influenza é importante e deve ser tomada, porém, com a observância de toda a segurança possível ao se deslocar até o ponto de vacinação.

10 ANOS DE TRANSPLANTE

Transplantado havia mais de 10 anos, o estudante de engenharia ambiental e sanitária, Francisco José do Nascimento, 60, de Porto Velho, disse que como qualquer cidadão mantém regularmente todos os cuidados e que segue as orientações dos serviços de saúde para evitar a contaminação pelo coronavírus, mas que leva uma vida normal, e que só está em casa por decisão da empresa em que trabalha que suspendeu suas atividades.

Mais conhecido no meio da imprensa como Zezinho (do Alto Madeira) ele entende que é necessário manter todos os cuidados para evitar o contágio e sua disseminação.

ISOLAMENTO DOS TRANSPLANTADOS

A orientação dos especialistas é de que os pacientes transplantados devem ficar em casa em ambientes arejados com portas e janelas abertas. No ambiente do lar devem evitar contato próximo com familiares (beijo, abraço, toque e relação sexual), principalmente em relação àqueles que saem de casa. Tomar cuidado com crianças que frequentam escolas e creches, eis que elas podem ser transmissoras do vírus sem que apresentem sintomas.

Também em casa deve ser evitado, proibido, o compartilhamento objetos como talheres, copos, garrafas de água, chimarrão e tereré. Da mesma forma é recomendado mais rigor e aumento da frequência de limpeza dos ambientes e superfícies de maior contato das mãos, como corrimões, maçanetas, interruptores, etc. Esses cuidados são fundamentais para que os transplantados e suas famílias não se contaminem ou disseminem o novo coronavírus (covid-19).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram