Rolim de Moura,

Café: preço em alta faz produtor correr para negociar safra
No Cerrado de Minas Gerais, vendas da safra 2020/2021 já atingiram de 40% a 50%, enquanto o normal para o período seria de 30% a 35%

Publicado 30/04/2020
A A
Foto: Marcelo Camargo/ABr

A comercialização da safra nova de café do Cerrado de Minas Gerais, que começa a ser colhida em maio, está mais adiantada que o normal este ano. Os produtores estão aproveitando os preços melhores garantidos pela valorização do dólar. 

De acordo com o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sérgio de Assis, cerca de 40% a 50% da safra de 2020/2021 já foi negociada para entrega futura, enquanto o normal para o período seria de 30% a 35%. O produtor também já está vendendo mais que o normal para safras futuras, incluindo a produção de 2021 e 2022. Além disso, apenas 10% da safra colhida ano passado ainda resta a ser negociada.  

O fator determinante para as vendas estarem adiantadas são os preços favoráveis ao produtor. “Fomos agraciados pelo dólar”, comentou Francisco Sérgio. Ele lembra que a moeda norte-americana chegou a acumular uma alta de mais de 40% neste ano.

“Os vendedores estão vendendo mais antecipadamente, pensando mais na rentabilidade”, aponta. Assim, o produtor brasileiro está fazendo o certo, segundo Francisco Sérgio, como os agricultores americanos, exemplificou, que chegam a vender 80% da safra antecipadamente.  

Ele ressaltou ainda a importância de o produtor usar as negociações futuras para garantir preço. E com as cotações vantajosas em reais, o cafeicultor de fato está aproveitando mais. Ele acredita que o dólar deve seguir garantindo remuneração ao produtor, especialmente com o governo sinalizando taxas juros mais baixas.  

Sobre o movimento dos compradores, Francisco Sérgio disse que a demanda externa está mais agressiva no spot, para entregas mais próximas, especialmente com o problema do coronavírus. E esse é o problema do comprador manter estoques curtos. “É lindo isso da estratégia just in time quando não  tem problema algum. Mas quando algo ocorre, é bem diferente”, indica.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural