Rolim de Moura,

Em meio à pandemia, Emater descobre novos caminhos e aperfeiçoa capacitação técnica em Rondônia

Publicado 05/05/2020
A A
Fotos: Emater-RO

A capacitação técnica tem sido uma constante nos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestados pela Emater-RO ao longo de seus 48 anos de atividade no estado. A preocupação em manter seus extensionistas atualizados sempre visou levar aos produtores rurais o que há de melhor para o desenvolvimento da agricultura familiar rondoniense. Com a chegada da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), a Emater-RO buscou novas alternativas e vem obtendo resultados acima do esperado.

Desde o início do período de isolamento social, a Emater-RO adotou o sistema home office para a maioria de seus empregados e, para agilizar as competências das atividades, adotou o sistema de conferências virtuais. Para isso tem utilizado uma plataforma de virtual meeting, buscando manter suas atividades dentro do plano de trabalho elaborado para este ano.

“A direção já definiu que este método será inserido na nossa plataforma de treinamento e já estamos criando uma sala própria da Emater”, diz o diretor técnico da autarquia, Anderson Kühl. A proposta visa minimizar custos ao mesmo tempo que amplia a participação de seus técnicos em cursos e capacitações que antes demandaria deslocamento e número limitado de participantes.

A plataforma que vem sendo utilizada pela entidade permite reuniões e palestras on-line com a participação de pessoas que recebem o link ou o ID em qualquer lugar. Isso tem permitido que extensionistas das 85 unidades operacionais possam participar, em tempo real, das reuniões e palestras que estão sendo realizadas. “As reuniões contam com cerca de 70 a 80 participantes em uma interatividade muito boa”, explica Anderson.

O diretor técnico conta, ainda, que a utilização da plataforma tem permitido que a Emater-RO dê continuidade ao planejamento de atualização de demandas que vem sendo feito desde o ano passado, e de capacitações para este ano. “Nós atualizamos os dados de produtores rurais e apareceram algumas demandas de capacitação técnica e nós estamos buscando, junto a nossos próprios extensionistas, aqueles que obtém os conhecimentos necessários para repassá-los aos outros extensionistas através das palestras virtuais e isso tem promovido uma grande troca de informações, tem sido muito produtivo”, diz.

Os atendimentos presenciais ainda não estão sendo possíveis, mas a Emater-RO tem mantido canal aberto com os produtores rurais através de ligações celulares diretas com os técnicos que atendem as suas propriedades, para tirar dúvidas ou buscar alguma orientação. Enquanto as atividades não voltarem à normalidade, a autarquia dará continuidade as atividades de capacitação técnica preparando e atualizando seus extensionistas para o retorno das atividades junto aos produtores.