Rolim de Moura,

Soja: comercialização da safra 19/20 está em nível recorde, aponta Datagro
De acordo com levantamento mensal da consultoria, até 8 de maio, 80,6% da produção esperada tinha sido vendida

Publicado 15/05/2020
A A
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Até a sexta-feira, 8, as vendas de soja da safra 2019/2020 no Brasil atingiram 80,6% da produção esperada, com 97,72 milhões de toneladas. O índice é maior do que a média para o período (60,1%) e que o recorde de 2016 (67,7%), segundo levantamento mensal da consultoria Datagro.

A comercialização antecipada da safra 20/2021 também registrou avanço e chegou a 28,2% da produção, superando recorde anterior de 2016, de 12%.

“O esperado comportamento positivo médio dos preços foi confirmado, e novamente com sobras, com novos recordes alcançados. E a forte melhora das cotações, gerada especialmente pela explosão da taxa de câmbio, e também com prêmios firmes, fez com que os produtores retomassem o interesse de venda. Aproveitando um momento de forte interesse comprador, notadamente com destino à exportação”, explica Flávio Roberto de França Junior, coordenador da Datagro Grãos.

Comercialização do milho no Brasil

A comercialização do milho de verão da safra 2019/20 no Centro-Sul do Brasil também avançou forte nas últimas semanas e atingiu 66,4% da produção esperada. Esse fluxo de negócios fica acima da média histórica de 47% e representa um avanço de mais de 18 pontos percentuais ante abril (48,2%), com negócios generalizados, principalmente na primeira parte do mês, antes dos preços entrarem em queda.

As vendas da safra de inverno 2020 no Centro-Sul do país avançaram para 56% levando em conta os dados das últimas semanas. Embora em ritmo menor do que os negócios com a safra de verão, a comercialização com a safra de inverno está mais avançada em relação aos 44% de igual momento do ano passado e da média de cinco anos 42%.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural