Rolim de Moura,

Ministério da Agricultura apreende fertilizantes e agrotóxicos falsificados
O comerciante responderá na Justiça por interceptação de produto falsificado e corresponsabilidade em crime ao meio ambiente e ao consumidor

Publicado 15/05/2020
A A
Foto: flickr / Vinícius Mendonça/Ibama

Uma ação de fiscalização no município de Petrolina (PE) para averiguar a origem de agrotóxicos comercializados aos produtores rurais da região resultou na apreensão de 630 quilos de agrotóxicos falsificados e 1,2 mil litros de fertilizantes fraudados.

A ação partiu de suspeita do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA/MG) comunicada ao Ministério da Agricultura. Em abordagem o motorista de um caminhão demonstrou inquietação e preocupação ao ser parado no posto fiscal. A princípio, a única irregularidade seria a falta de sinalização do veículo por transportar agrotóxicos, porém, ao apresentar a nota fiscal da carga, a Secretaria da Fazenda do Estado de Minas Gerais averiguou se tratar de uma nota fiscal fraudada.

A partir de então, foi montada uma operação de inteligência pela Coordenação Geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, as Superintendências Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, o IMA/MG e as empresas registrantes dos produtos que auxiliaram na identificação dos lotes.

No destino do caminhão, foram encontrados 630 quilos de defensivos fraudados. O comerciante que adquiriu o produto teve sua mercadoria apreendida e responderá processo administrativo. Também foram encontrados 1.200 litros de fertilizantes fraudados, além de fertilizantes sem registro no ministério, e outros sendo comercializados vencidos.

Os agrotóxicos e fertilizantes fraudados apreendidos deverão ser incinerados após apuração das responsabilidades. O comerciante ainda responderá na justiça por interceptação de produto falsificado e corresponsabilidade em crime ao meio ambiente e ao consumidor.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural