Rolim de Moura,

Dia nacional de combate ao abuso e violência contra crianças e adolescentes mobiliza profissionais da Saúde e Educação
O período de distanciamento social pode ser ainda mais delicado para as vítimas

Publicado 18/05/2020
Atualizado 18/05/2020
A A
Foto: Arquivo Secom

Nesta segunda-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Segundo a coordenadora de Vigilância das Violências da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Janilda Carvalho, a mobilização tem o slogan “Faça Bonito”.

“Todos os profissionais da Saúde em todos os municípios e também profissionais da Educação se articulam mais intensamente, da maneira mais viável neste momento de pandemia, para proteger nossas crianças e adolescentes da violência sexual”.

A coordenadora explica que a orientação “repaginada” pelo Comitê Nacional é para que professores que estão dando aulas on-line em algum momento mostrem os números/contatos de socorro aos alunos na tela do computador e realizem a campanha durante as vídeo aulas da melhor e mais adequada forma possível.

“Reforçamos aos profissionais de saúde que intensifiquem o olhar e notifiquem os casos suspeitos que chegarem às suas unidades de saúde”, orienta a coordenadora.

A internet e plataformas on-line, redes sociais, TVs, rádios e outros meios de comunicação devem ser utilizados como maiores aliados para divulgação da campanha. “Nós orientamos que pequenos textos sejam criativos e repassados, sensibilizando a população a denunciar suspeitas de violações”.

A situação de vulnerabilidade nesta quarentena pode ser ainda maior, já que as vítimas podem estar em casa com o agressor. O “Disque 100” é anônimo. Também podem ser acionados o 190 ou o 180.

Segundo o material de divulgação da campanha, o dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000, e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do país.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta da cidade.

O crime, apesar da natureza hedionda, até os dias atuais está impune. A proposta anual da campanha, que em 2020 comemora 20 anos de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, conclui.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram