Rolim de Moura,

Reeducandos em Rondônia produzem máscaras para combate e prevenção do coronavírus

Publicado 19/05/2020
A A
Fotos: Arquivo Sejus

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), vem promovendo a medida de reinserção social dos apenados (homens e mulheres) dentro dos presídios, com a utilização da mão de obra para qualificação. Treze presídios do Estado estão confeccionando máscaras para prevenção do coronavírus, onde até o momento foram feitas aproximadamente 57 mil unidades, por 81 reeducandos.

O Sistema Penitenciário em Rondônia está dividido em três regionais e cada regional produziu uma quantidade de máscaras. Para os apenados envolvidos na produção, além da remição de pena, que a cada três dias de trabalho reduzem um dia no sistema prisional, há a oportunidade de aprender novas atividades, podendo se tornar uma profissão após o cumprimento da pena, ou até mesmo de prestar serviços à comunidade dentro de suas habilidades.

De acordo com o secretário da Sejus, Marcus Rito, as máscaras vão atender as demandas dos Policiais Penais, nas movimentações internas de presos para setores de saúde, identificação, advogados, direção e todas as movimentações externas que dão atendimento à unidade de saúde e transferências. Uma parte das máscaras produzidas são doadas para pessoas carentes, incluindo os familiares dos reeducandos, prefeituras, Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia.

Segundo a Sejus, o recurso para a confecção das máscaras vem de doações do Tribunal de Justiça (TJ-RO), Ministério Público (MP-RO) e direção dos presídios, que consegue os materiais com as instituições religiosas.

Na Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça (Porto Velho), têm 120 mulheres em regime fechado e 33 mulheres em regime provisório, destas, 12 apenadas trabalham na fabricação das máscaras. “É gratificante ver as apenadas trabalhando na produção destes materiais, pois vejo o esforço e a alegria que elas tem em poder estar ajudando e contribuindo de alguma forma nesse momento”, disse a diretora-geral Auricelia Gouvêa Caetano.

A fabricação das máscaras acontece dentro dos presídios, que possuem sala de costura para ornamentação e produção de uniformes dos apenados das unidades, produção de bolsas, estojos e banner.

A Penitenciária Estadual Suely Maria Mendonça iniciou a confecção no mês de abril e até o momento, as reeducandas confeccionaram 11 mil máscaras, produzindo média de 250 a 400 unidades por dia. As mulheres possuem curso de corte e costura e usam o molde fornecido pela unidade, de acordo com orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram