Rolim de Moura,

Sistemas Agroflorestais; produtor de Castanheiras usa a técnica e tem bons resultados no plantio de café e melancia
Sistemas agroflorestais fornecem proteção eficaz contra a erosão do solo, preservam recursos ambientais e limitam o impacto ambiental e a perda econômica.

Publicado 21/05/2020
Atualizado 21/05/2020
A A
Fotos: Assessoria

Em Castanheiras (RO), o produtor Edivanildo Santana, resolveu usar a técnica do Sistema agroflorestal, que fornece proteção eficaz contra a erosão do solo, preservam recursos ambientais e limitam o impacto ambiental e a perda econômica.

Usando a técnica ele decidiu replantar seu café e usar o adubo colocado no pés de café para cultivar melancia, os resultados foram além do que o produtor esperava. 

“Ao replantar o café resolvi tive que fazer uma boa adubação, então para aproveitar o serviço e tentar tirar o que gastei, aproveitei o mesmo adubo e plantei melancia e deu certo, já colhemos duas remessas e agora estamos indo para terceira, cada plantio chega  produzir aproximadamente 200 a 500 melancias de 15 a 16 kg”, destaca o produtor, Edivanildo.

Segundo Edivanildo, ele tem aproximadamente um alqueire e meio e produz melancia, café, melão, pepino e maracujá. O sistema de agrofloresta adotado no plantio de café e melancia mostra que é possível em uma pequena propriedade gerar lucros satisfatórios para agricultura familiar. 

Ficamos feliz em ver o  Edivanildo investindo na produção de café, melancia entres outros cultivos e tendo sucesso, isso é muito importante, é motivo de alegria para nós poder mostrar e ter como referência na produção no município  de Castanheiras,  a terceira menor cidade de Rondônia, mas gigante na produção agrícola, enfatiza o prefeito Alcides Zacarias. 

O conceito de agrofloresta – ou Sistema Agroflorestal (SAF) – surgiu com base nos princípios da permacultura e com a intenção de se produzir alimentos e combustíveis ao mesmo tempo em que protege a biodiversidade, combate a degradação ambiental e reduz os efeitos das mudanças climáticas, permitindo o uso multifuncional da terra. 


 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria
Fotos: Assessoria

Fonte: Assessoria de Imprensa