Rolim de Moura,

TRISTE: Morre o líder da Aldeia Karitiana em Rondônia com coronavírus
A comunidade teme a disseminação do novo coronavírus nas aldeias e pedem socorro.

Publicado 26/05/2020
Atualizado 26/05/2020
A A
Foto: Reprodução/TV allamanda

Na segunda-feira, dia 25, a  Aldeia Karitiana perdeu o seu lider, Gumercindo da Silva Karitiana, de 66 anos. A informação foi confirmada por Elivar Karitiana, vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). 

Gumercindo da Silva Karitiana, estava com Covid-19 e ficou entubado por dois dias, mas não resistiu e veio a óbito, relatou seu sobrinho Elivar Karitiana.

A aldeia fica localizada na região Central, aproximadamente 50 km de Porto Velho (RO), Gumercindo estava internado desde 20 de maio, após apresentar os primeiros sintomas do novo coronavírus, que foram detectados pela equipe de saúde multidisciplinar do Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI).

Na sequência, a liderança indígena foi levada até a Unidade de Pronto Atendimento na Zona Sul em Porto Velho, que o encaminhou ao Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron).

Em 22 de maio, Gumercindo foi diagnosticado com Covid-19, depois que fez um teste rápido. No mesmo dia, sua situação se agravou e precisou urgente ser encaminhando à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Cemetron. Já no dia 24 de maio, foi encaminhado para a UTI do Hospital Samar, mas não resistiu e morreu na noite de segunda, por volta das 19h00hrs.

Diversas lideranças indígenas lamentaram a morte do Karitiana, em Porto Velho há, pelo menos, outros seis Índios em tratamento contra a Covid-19, a filka de Gumercindo também está entre eles, tem dois funcionários da Casa Saúde indígenas infectados na capital.

Eles pedem socorro e o vice-presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Elivar Karitiana ressalta que; “nós estamos precisando de apoio, até o momento não tivemos apoio e a maioria da Comunidade  Karitiana está com os sintomas do covid-19 e até quando vai isso. Estou muito preocupado como representante do meu povo dentro da saúde indígena”, explica.

A comunidade teme a disseminação do novo coronavírus nas aldeias. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Foto: Reprodução/TV allamanda
Foto: Reprodução/TV allamanda
Fotos: Rolim Notícias