Rolim de Moura,

PIB do Brasil cai 1,5% no 1º trimestre; agro puxa resultado e sobe 0,6%
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a agropecuária foi o único setor que teve PIB positivo, puxando mais uma vez os resultados da economia

Publicado 29/05/2020
A A
Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Afetado pela pandemia do novo coronavírus e pelo distanciamento social, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos, caiu 1,5% no primeiro trimestre do ano na comparação com o último trimestre de 2019.

Mais uma vez, a agropecuária se destaca com resultado positivo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou alta de 0,6%. O PIB da indústria caiu 1,4% e o de serviços recuou 1,6%.

Comparação com mesmo período de 2019

Já na comparação com o primeiro trimestre de 2019, o PIB do Brasil entre janeiro e março de 2020 caiu 0,3%. Neste caso, novamente a agropecuária de destaca, com alta de 1,9%, contra queda de 0,1% da indústria e 0,5% no setor de serviços. 

“Este resultado [do PIB da agropecuária] pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como a soja, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida vis-à-vis a área plantada”, disse o IBGE.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural