Rolim de Moura,

Leitos de UTI estão perto da ocupação máxima em Rondônia, diz Sesau
Cemetron e Samar não têm mais leitos de UTI disponíveis em Porto Velho. Segundo a secretaria, sobrecarga também está atingindo a rede particular de saúde.

Por G1 RO
Publicado 31/05/2020
A A
Foto: Ítalo Ricardo/Sesau

Rondônia está perto da ocupação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Até o último sábado (30), 319 pessoas estavam internadas nas redes estadual, municipal e privada de saúde em todo o estado.

Em uma publicação feita em redes sociais, a secretaria afirma que um colapso no sistema de saúde é temido, e reforça o pedido de isolamento social à população.

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) está com todos os leitos de UTI ocupados, assim como os leitos alugados pelo Estado no Hospital Samar. A Assistência Médica Intensiva (AMI) está em uma situação semelhante, e possui apenas cinco leitos disponíveis, segundo portal Covid-19 do Governo do Estado.

De acordo com a Sesau, todos os hospitais de referência estão sendo usados para tratar pacientes, a maioria idosos, afetados pelo vírus. Essa sobrecarga também estaria atingindo a rede particular. A secretaria ressalta que um hospital de campanha deve ficar pronto nos próximos dias, "entretanto, se os números continuarem crescendo, um colapso poderá acontecer", diz a nota.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

* Urgente Rondônia tem quase 100% das UTIs lotadas por coronavírus e Sesau teme colapso O Hospital de referência Cemetron por exemplo, já está na sua capacidade máxima e não consegue receber outros pacientes para realizar o tratamento.. Assim como a AMI. O governo reforça a necessidade de isolamento social Todos as unidades hospitalares de referência estão sendo usados para tratar casos de coronavírus. A maioria dos pacientes tem mais de 75 anos, mas tem alguns jovens também. O mesmo acontece na rede particular que também está sobrecarregada. Por isso, os Cemetron, Ami, e o Samar estão apresentando picos de internações por covid-19 nos últimos dias. Até o momento, são 319 internados casos confirmados e suspeitos no estado e mais de 151 mortes. Esses números, de acordo com especialistas, mostram que a população deve mais do que nunca respeitar o isolamento social, pois, no momento tem se mostrado a forma mais eficiente de combate à doença. A responsabilidade de todos . O governo de Rondônia está fazendo a sua parte. Comprou um hospital de campanha que ficará pronto nos próximos dias e contratou leitos no Hospital do Amor. Entretanto, se os números continuarem crescendo, um colapso poderá acontecer. Respeite o isolado social. É por você . Por sua família. Por todos.

Uma publicação compartilhada por Sesau_RO (@sesau_ro) em

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO