Rolim de Moura,

Ações preventivas de saúde ajudam a combater a mortalidade materna em Rondônia
Acompanhamento pré-natal ajuda a diminuir a mortalidade maternal e infantil

Publicado 01/06/2020
A A
Foto: Ésio Mendes

Ações voltadas para a redução da taxa de mortalidade materna e infantil têm sido implementadas pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nos 52 municípios do Estado, o que vem mostrando resultados positivos. Em 2016, 24 óbitos foram registrados; em 2017 o número subiu para 26; em 2018 voltou a cair, sendo registrado 15; já em 2019 diminuiu para 13. Entre as medidas aplicadas, está o fortalecimento da atenção primária na saúde dos municípios.

A implantação do protocolo estadual de assistência ao pré-natal, puerpério, recém-nascido, e a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nos municípios são fatores que contribuem para a diminuição de óbitos.

“Com o PlanificaSus, que é um programa de atenção primária à saúde feito desde 2017 para trabalhar a redução de mortalidade materna e infantil, conseguimos bons resultados. Também implantamos normas e o protocolo nas unidades básicas de saúde e maternidades que abordam desde o trabalho de parto ao nascimento. Assim, o fortalecimento da regionalização da atenção materna para gestação de alto risco vem sendo feito em Rondônia”, explica a coordenadora Estadual Saúde da Mulher, Wanessa Carvalho Prado.

De acordo com a coordenadora, óbitos podem ser evitados com o acompanhamento certo da gestação. “É no pré- natal que essas mulheres são orientadas, principalmente sobre hipertensão, diabetes e infecção do trato urinário, doenças que podem resultar numa gestação de alto risco, colocando a vida da mãe ou do bebê em risco”, explica a coordenadora.

Outro trabalho desempenhado pela Coordenação Estadual Saúde da Mulher é o programa de Planejamento Familiar.

“Conseguimos fazer a distribuição dos métodos contraceptivos no programa de Planejamento Familiar, e orientamos como a mulher pode evitar uma gravidez indesejada”, esclarece a coordenadora.

A Sesau, juntamente com a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde e Coordenação Estadual Saúde da Mulher, orienta as futuras mães que pré-natal deve ser iniciado assim que a gravidez for confirmada ou antes de completar três meses de gestação. Alguns exames, feitos durante o pré-natal, são importantes para detectar problemas que podem afetar tanto a criança quanto a mã

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram